CDL/BH realiza Encontro Empresarial Regional em Venda Nova

Desenvolver a capacidade analítica a fim de preparar o empresário para que ele tenha maior probabilidade de gerar lucro para o seu negócio. Esse foi o objetivo da palestra Gestão financeira para micro e pequenas empresas na prática, realizada pela CDL/BH e o Sebra-MG, por meio dos Encontros Empresariais Regionais, que reuniu empresários da regional Venda Nova dos segmentos de calçados, estética e cosméticos, óticas, papelarias,  pets, entre outros.

O evento, realizado no Open Plance CoWorking, na noite da última terça-feira, 24 de setembro, teve abertura do presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. As palestras foram ministradas pelos consultores financeiros Marcos Reis e Felipe Henrique de Assis Silveira.

Durante o encontro, foram discutidos diversos tópicos, dentre eles: “Como gerar e analisar indicadores financeiros”, “Como calcular o ponto de equilíbrio financeiro de meu estabelecimento” e “Como identificar a produtividade dos colaboradores via indicadores financeiros”.

Segundo  Reis, os empresários devem se atentar às análises financeiras das empresas para se chegar a uma estratégia eficaz na hora de aumentar os rendimentos das corporações. “Através de um balanço fiel da saúde da entidade é que vamos saber quais serão as melhores decisões a serem tomados para conseguir eliminar os gastos supérfluos, equilibrar as contas e, consequentemente, gerar mais renda”, diz.

“A nossa missão é fazer com que os empresários tenham mais dinheiro no bolso. E essa palestra serviu para apresentarmos as principais ferramentas que eles devem utilizar para conseguir esse objetivo”, destaca Silveira.

Confira os tópicos aborados durante o Encontro Empresarial em Venda Nova:

• Os gargalos da Micro e Pequenas Empresas no Brasil (Dados Sebrae – Mortalidade de MPE’s)
    • Como analisar e tomar decisões de acordo com a DRE (Demonstração do Resultado de Exercício)
    • O  que é uma Demonstração de Resultados
    • Como categorizar as despesas de seu estabelecimento e qual a utilidade dessa metodologia
    • Como calcular o ponto de equilíbrio financeiro de meu estabelecimento
    • Como gerar e analisar indicadores financeiros
    • Qual é o custo de cada produto de seu estabelecimento?
    • Qual produto você tem maior margem?
    • Como identificar a produtividade dos colaboradores via indicadores financeiros
    • Quais indicadores mais usados e com maior influência em meu negócio?
    • Meu negócio é viável?