CDL/BH realiza Encontro Empresarial na região Oeste

Um dos temas mais observados no universo do varejo é em relação às inovações e caminhos que o setor seguirá nos próximos anos. E para ajudar os empresários da regional Oeste a esclarecerem as principais dúvidas em relação ao tema, a CDL/BH e o Sebrea-MG, realizaram na noite de ontem, 25 de setembro, na sede do Sebrae-MG, a palestra Inovação e Tendências para o Varejo, por meio dos Encontros Empresariais Regionais.

Quem deu as boas-vindas aos empresários foi o gerente institucional da CDL/BH, Joel Souza, responsável pela abertura do evento. O objetivo principal do encontro foi o de desmistificar, sensibilizar e aproximar os participantes em relação à ideia de inovação para o setor varejista.

A palestrante Sara Aquino, que já trabalhou como agente local de inovação do Sebrae-MG, além de ser co-autora do Canvas da Inovação, foi a responsável por ministrar as palestra, dividida em três tópicos: "Desafios para o pequeno varejo", "Tendências de futuro para o pequeno varejo" e "Inovação como solução".

Durante a apresentação, ela deu exemplos de alguns casos em que empresários conseguiram inovar o próprio negócio por meio de simples aplicativos, ferramenta responsável por gerar mais receita para as companhias.

"Muitas vezes as pessoas pensam que a inovação é algo distante, que envolve alta tecnologia ou uma mudança radical no mundo. E na verdade, é muito mais simples do que a gente imagina, uma vez que se trata de trazer algo diferente para o contexto da empresa que funcione e gere resultado," explica Sara.

A profissional ainda destacou passos importantes para que os empresários consigam entender a melhor maneira de buscar a inovação para as suas respectivas atividades. "O primeiro passo é compreender o problema em que se quer solucionar. Em seguida, é ouvir os clientes e funcionários, coletando feedbacks, além de ficar atento no que a concorrência está fazendo. E, por último, testar essa possível solução, sempre com paciência para conseguir ter os resultados esperados", diz.