Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL/BH participa da campanha nacional contra compartilhamento de notícias falsas nas redes sociais

Apoio ao Comércio

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) lançou esta semana a campanha Fake News, cujo objetivo é fazer um alerta contra a propagação de notícias falsas nas redes sociais. A CDL/BH já está dentro e vem compartilhando em suas redes, desde dia 21 de agosto, várias dicas para identificar notícias falsas e o que fazer para quebrar essa corrente. 


 


É muito importante combater esse mal, pois as Fake News têm influenciado diversas decisões que tomamos diariamente. Como representantes de inúmeras empresas, a CDL/BH entende seu dever de participar dessa batalha.  


 


“A ideia é ter uma iniciativa ampla e alinhada ao compromisso de todo o Sistema de barrar o compartilhamento de notícias falsas”, afirma José César da Costa, presidente da CNDL. 


 


 


Como identificar uma notícia falsa?


 


Um passo a passo simples pode evitar a propagação de notícias falsas nas redes sociais. Ao receber uma informação da qual não há certeza da veracidade, deve-se verificar se a origem é confiável e checar a data da publicação, além de conferir a URL da página e buscar outras fontes para a mesma notícia. É importante, ainda, ir além da manchete e ler a notícia na íntegra. A existência de erros ortográficos pode ajudar a identificar uma notícia falsa.