CDL/BH informa: ações do governo de Minas para o comércio

CEMIG

– As microempresas que tiveram suas atividades suspensas em função das restrições de funcionamento, terão seus débitos com vencimento até 30/04/2020 parcelados em até 6 vezes sem juros, desde que formalizarem a solicitação junto à Cemig pelos canais virtuais de atendimento.

GASMIG

– Concederá descontos de 5% para o gás industrial e de 5,95% para o Gás Natural Veicular (GNV).

COPASA

– Os  estabelecimentos comerciais que tiveram suas atividades suspensas em função das restrições de funcionamento, conforme lista abaixo, poderão prorrogar para 20/05/2020, as contas com vencimento em 20/04/2020.

a) eventos públicos e privados de qualquer natureza com público superior a trinta pessoas;

b) atividades em feiras, inclusive feiras livres;

c) shopping centers e estabelecimentos situados em galerias ou centros comerciais;

d) cinemas, clubes, academias de ginástica, boates, salões de festas, teatros, casas de espetáculos e clínicas de estética;

e) museus, bibliotecas e centros culturais

– Para os clientes que receberam aviso de suspensão de abastecimento de água entre os dias 23/02/2020 e 20/03/2020, o pagamento será prorrogado para 20/04/2020.

BDMG

-Disponibilizou linhas de crédito com condições especiais para auxiliar empresas de todos os portes pertencentes ao setor de Saúde no estado.

-Para as micro e pequenas empresas do setor de saúde com faturamento até R$ 4,8 milhões, será disponibilizada a linha BDMG Solidário Saúde, com juros a partir de 0,83% ao mês, prazo de pagamento de até 48 meses e até 06 meses de carência.

-Para a faixa de empresas do setor de saúde com faturamento anual entre R$ 4,8 milhões e R$ 30 milhões, o BDMG lançou a linha Giro Mais Saúde, com taxas a partir de 0,83% ao mês, prazo de até 60 meses  e carência de até 06 meses.

-Já para as médias e grandes empresas do setor de saúde, com faturamento anual acima de R$ 30 milhões, que incluem laboratórios, indústrias, grandes hospitais e outras empresas do setor, foi criada a linha BDMG saúde, com taxas de juros diferenciadas (variando para cada tipo de cliente), prazo de até 60 meses para pagar e carências de 18 meses.

O BDMG também está estudando uma linha de crédito para empresas de qualquer setor localizadas em cidades criticamente afetadas pela Covid-19, mediante critérios a serem definidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

O Banco ainda está aberto a renegociar as dívidas de micro e pequenas empresas e prefeituras de municípios criticamente afetados pelo coronavírus.

BDMG FUNGETUR (TURISMO)

-Facilitará o acesso a linhas de crédito para micro, pequenos, médios e grandes empresários do setor de turismo promovendo uma série de alterações que facilitarão o acesso a crédito, como a redução de juros e o adiamento de pagamentos.

-O Fungetur Giro é uma linha de financiamento do Ministério do Turismo, operada pelo BDMG e voltada para empresas com faturamento anual igual ou inferior a R$ 4,8 milhões, e que desempenham atividades ligadas direta ou indiretamente ao setor de turismo de Minas Gerais.

-A empresa financiada precisa ter, no mínimo, seis meses de operação e estar cadastrada no Cadastur.

Empresas não cadastradas podem realizar o cadastro de maneira rápida e gratuita, clicando aqui.

– Os empreendedores terão a suspensão dos limites impostos para a aplicação dos recursos do Fundo, podendo usar 100% dos recursos para capital de giro.

–  Redução dos juros de 7% para 5% ao ano + INPC;

– Mais tempo de carência no pagamento dos empréstimos – aumentou de seis meses para 1 ano;

– O pagamento dos juros, durante o período de carência, poderá ser trimestral.