Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL/BH e PCMG iniciam campanha de combate à violência contra a mulher

Apoio ao Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a Polícia Civil de Minas Gerais iniciaram hoje, 13, a campanha ‘Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica’ no comércio da capital. Durante a manhã, o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, acompanhado da Chefe do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família, Delegada-geral Carolina Bechelany, distribuiu materiais explicativos, convidou e orientou lojistas e colaboradores a participarem da campanha. A ação também foi realizada nos centros comerciais da Savassi, do Barro Preto e de Venda Nova.

“Muitas vezes as mulheres vítimas de violência doméstica já possuem um convívio com os comerciantes de seu bairro. Essa proximidade facilita para que ela denuncie as agressões de forma mais segura e discreta. O comércio está à disposição para ajudar no enfrentamento da violência contra a mulher, que vem crescendo ao longo dos últimos anos e que se intensificou ao longo da pandemia”, destacou Marcelo de Souza e Silva.

A delegada-geral, Carolina Bechelany, afirmou que os comerciantes podem participar da campanha de forma tranquila, pois os nomes são mantidos sob total sigilo. “A ideia é que, assim que a vítima sinalizar que está sofrendo agressões com o X vermelho na palma da mão, o lojista ou funcionário entre em contato com a polícia. Caso não haja uma viatura disponível naquele exato momento, ele pode realizar a denúncia depois. Essa é uma ação silenciosa, que não irá prejudicar o lojista em momento algum, pois, além de ser mantido em sigilo, ele não precisará ser testemunha”, explicou.

Marcelo destacou ainda que além da capital a CDL/BH vai estimular as outras mais de 200 CDLs do interior a participarem da campanha. “Nossa entidade tem uma capilaridade muito grande e vamos estimular para que as nossas irmãs do interior também estejam engajadas no combate à violência contra a mulher”.

“Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica”

Instituída pela Lei n. 14.188/2021, a campanha consiste em incentivar as mulheres a romper o ciclo de violência e, para isso, propõe que a mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência e esteja impossibilitada de procurar uma unidade policial, possa apresentar um sinal (X) na palma da mão, preferencialmente na cor vermelha, para um funcionário ou atendente de estabelecimentos comerciais para que este acione a polícia.

A PCMG também disponibiliza o aplicativo MG Mulher e as denúncias podem ser feitas nas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher ou mesmo pelo site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.