CDL/BH apresenta sondagem com número de empresas impactadas pelas chuvas e solicita apoio do Estado

Apresentar o resultado da sondagem realizada pela CDL/BH a respeito das empresas impactadas pelas chuvas, as ações da Entidade e os pleitos apresentados ao governo de Minas Gerais.

Esse foi o objetivo da reunião realizada nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro, pelo presidente da Entidade, Marcelo de Souza e Silva, juntamente com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de representantes de entidades dos setores produtivos, Defesa Civil, Sebrae Minas e a diretoria da CDL/BH, na sede da entidade.

Para se chegar aos dados apresentados, a CDL/BH contabilizou, entre os dias 30 e 31 de janeiro, 2.516 estabelecimentos impactados pelas chuvas nos principais corredores comercias, tendo como os mais atingidos os imóveis que estão localizados nas regionais Centro-Sul, Venda Nova, Barreiro e Oeste. Além disso, a Entidade também entrevistou 250 empresários, que relataram as dificuldades sofridas no período.

Os comerciantes revelaram que os principais prejuízos foram em relação à redução do fluxo de clientes (80,8%), maquinário (17,6%), móveis (20,8%), estoque (27,2%) e dano ao imóvel (13,6%). O prejuízo médio dos proprietários foi de R$ 16.405,30, sendo 70,% para as microempresas; 16,7% para os de pequeno porte e 12,9% para os de médio ou grande porte.

Os temas debatidos no encontro junto ao poder público foram o adiamento do pagamento do ICMS e do Simples, prorrogação do prazo para reinserção no Simples Nacional, isenção ou desconto para as contas de energia e de água e linhas de crédito via BDMG, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

“Nosso intuito é o de ajudar esses comerciantes que passaram por esse problema grave que atingiu Belo Horizonte. Dentre todas as ideias que levantamos, queremos estudar também, junto ao governo do Estado, uma forma de abater os impostos das mercadorias que foram perdidas, uma vez que, quando se dá baixa nos produtos é gerado um tributo. Isso iria amenizar um custo extra para os empresários”, disse o presidente.

O governador Romeu Zema ressaltou ainda que aquilo está sobre a responsabilidade do poder estadual está sendo realizado para ajudar os comerciantes vítimas das fortes chuvas. “As empresas que foram afetadas terão facilidade no pagamento, principalmente, do ICSM. Além disso, queremos facilitar também o pagamento do IPTU. Estamos conversando ainda com a Cemig para postergar o pagamento das contas de luz para amenizar a vida dessas pessoas, entre outras ações”.