Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Cases de sucesso das CDLs mineiras

Apoio ao Comércio


Nos três dias da 21ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, os participantes puderam conferir três projetos bem sucedidos das entidades mineiras, escolhidos pela FCDL-MG para servirem de exemplo às demais. São eles o “Gestão para resultados”, da CDL/BH, o “Programa Educação e Trabalho”, da Fundação CDL Pró Criança (CDL/BH), e o “Curupira”, da CDL de Araguari.


O Gestão para Resultados é um projeto de gerenciamento de estratégias, baseado no Balanced Scorecard (BSC) que foi desenvolvido e implementado na CDL/BH a partir de 2004 para fazer frente à crescente complexidade do mercado, ao aumento da competitividade no mundo dos negócios e à sofisticação das expectativas de seus associados.


Por meio dele, a CDL/BH definiu sua identidade organizacional (missão, visão e valores), os objetivos estratégicos que norteiam os projetos da Entidade e os indicadores de resultados.


Ao longo dos anos, o Gestão Para Resultados trouxe importantes resultados para a Entidade, como:


• Alinhamento estratégico para toda a organização;

• Inserção da cultura de gestão de processos e projetos na Entidade;

• Potencialização da integração entre áreas, minimizando problemas de comunicação;

• Capacitação dos colaboradores para saberem trabalhar com indicadores e gerenciar projetos.

• Aumento de Receita;

• Redução de Despesas;

• Alcance da maioria das metas estabelecidas.


 


Hoje, a CDL/BH é uma entidade melhor, mais produtiva, atenta às mudanças do ambiente externo e mais eficiente no atendimento às demandas dos associados e da comunidade em geral. “O grande beneficiado de toda essa transformação é o associado, que conta hoje com uma entidade mais organizada, focada nos seus interesses e preparada para enfrentar novos desafios”, afirma a gerente de Planejamento e Gestão da CDL/BH, Lidiane Tostes, que apresentou o projeto no evento para xx CDLs mineiras.


O presidente da CDL de Ribeirão das Neves, Ricardo Vilanova, esteve no estande da CDL/BH, conferindo o projeto e afirma ter gostado de sua metodologia. “É disso que precisamos, estamos buscando modelos que deram certo para replicar na nossa entidade e temos que aprender com quem sabe. A CDL/BH é referência para todas as outras no estado, é a nossa inspiração”, disse.


 


Primeiro Emprego


Capacitação e inserção de adolescentes no mercado de trabalho para o primeiro emprego como aprendizes é o objetivo do Programa Educação e Trabalho (PET), que é desenvolvido pela Fundação CDL Pró-Criança, da CDL/BH, e que foi apresentado para mais de 20 CDLs na Convenção Estadual.


Podem ingressar no PET adolescentes com idade entre 16 a 20 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio e que a renda per capita do grupo familiar seja de no máximo um salário mínimo. Participando do PET, os jovens ganham um incentivo para permanecer e completar o ensino médio, além da oportunidade de capacitação e apoio em seu primeiro emprego.


Em 11 anos de Programa foram mais 13.000 jovens qualificados e cerca 5.000 inseridos no mercado como aprendizes.Em 2011, 1340 jovens foram capacitados no curso de iniciação profissional e 825 encaminhados para o mercado.




Cultura


Teatro, brincadeiras e literatura para as crianças são os ingredientes do projeto Curupira, da CDL de Araguari, apresentado na Convenção do Comércio Lojista. Ele tem o intuito de colaborar para o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo dos participantes por meio de ações de arte e educação socioambiental para 80 crianças freqüentadoras do Educandário Lar da Criança, em Araguari.


Com 5 anos de existência, o projeto busca privilegiar o desenvolvimento da criatividade, da capacidade de expressão e criação dos participantes, priorizando o estímulo a uma cultura da coletividade, pautada na cooperação e no relacionamento responsável com o meio ambiente.


O Curupira é desenvolvido para 80 crianças no Educandário Lar da Criança, uma instituição filantrópica que atende gratuitamente crianças de famílias de baixa renda no contra-turno escolar.