Canteiro de obras

As obras de infraestrutura que vêm sendo realizadas em Belo Horizonte nos últimos anos foi o principal tema de debate da primeira reunião do Conselho Consultivo da CDL/BH, realizada nesta quinta-feira (07), na sede da Entidade. O Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, José Lauro Nogueira Terror, esteve presente para responder aos questionamentos dos comerciantes presentes sobre as intervenções.

Segundo Nogueira a cidade vem passando por transformações significativas nos últimos anos, em função da Copa das Confederações e Copa do Mundo Fica de 2014, somando mais de R$10 bilhões em verba para essas intervenções, e também fazem parte de um macro planejamento para melhorar a infraestrutura da Capital até 2030. “O prefeito está tentando deixar um legado de planejamento para a cidade, pois ao longo dos anos, não houve um esforço continuado de melhorias na infraestrutura, por isso estamos passando por tantas obras agora”, disse.

As prioridades da PBH em relação às obras são a entrega do hospital do Barreiro, o início da nova rodoviária, a entrega do sistema BRT (Bus Rapid Trafic) nos principais corredores de trânsito até o final de 2013, a intervenção na Pedro II, o início das obras das unidades de pronto atendimento de saúde, e a entrega de aproximadamente 35 escolas.

Questionado sobre o cronograma das obras de revitalização do polo de moda do Barro Preto, o Secretário afirmou que devem iniciar em abril deste ano, mas a PBH ainda aguarda a aprovação da linha de financiamento pela Caixa Econômica Federal.

Segundo o Secretário, assim que finalizado este processo, a PBH anunciará para toda a comunidade o início das obras.

Os empresários ressaltaram os transtornos sofridos por comerciantes, consumidores e moradores das áreas onde as obras estão sendo feitas. Também enfatizaram o despreparo logístico na realização dessas intervenções, pois as construtoras não levam em consideração o ambiente onde a obra está sendo executada. Quanto à crítica, o Secretário afirmou que a PBH vem promovendo amplo debate sobre o processo de concessão de licenças às construtoras, criando novas regras. Também afirmou que o prefeito esta a par sobre o que necessita ser melhorado para que as obras sejam menos agressivas, com menos transtornos.

Horários alternativos de trabalho foram sugeridos para não prejudicar o fluxo de pessoas no comércio e agilizar o término da obra, porém Nogueira afirmou não serem possíveis devido às restrições impostas pelas linhas de financiamento e leis vigentes.