Campanha, coordenada pela CDL/BH e Fiemg, protesta contra a criação de mais um imposto previsto no Plano Diretor da capital

A CDL/BH participou do lançamento, no dia 9 de julho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), com mais 28  associações de representativas de profissionais e empresas dos principais setores econômicos de Belo Horizonte, da campanha “Mais Imposto não”, contra a criação do imposto sobre moradias prevista no plano diretor de Belo Horizonte.

A campanha faz parte do “Movimento em favor de BH e contra a criação do imposto sobre moradias. De acordo com a Fiemg e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), que coordenam a campanha, o modelo de ocupação do solo criado pela gestão municipal anterior e com continuidade da nova gestão, é considerado lesivo a todos os setores produtivos e, principalmente, à população, por criar, na prática, mais um imposto sobre a moradia: a outorga onerosa do direito de construir.

Para o vice-presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza, o Plano Diretor tem como dever, contribuir para o desenvolvimento da cidade, e não para o contrário. “O comércio de BH está se desdobrando para driblar a crise e retomar a confiança do consumidor. A criação de mais um imposto na cidade vai atingir diretamente a população, que é a responsável pela circulação de dinheiro, gerando, consequentemente, o fechamento de lojas e um aumento do desemprego.

O arquiteto Luiz Gazzi, está apresentando para os mais de 160 convidados, os impactos que esse novo imposto irá causar para a sociedade de Belo Horizonte. Em seguida, vários vereadores de Belo Horizonte deixaram seus pareceres em relação ao apoio a campanha. Finalizando o evento, o vice-presidente da FIEMG, Teodomiro Diniz Camargos, esclarece que, o Plano Diretor poderá ser debatido de forma a atender os reais anseios de todos os setores sociais, sem prejudicar a geração de empregos e renda na cidade.

Gleidson Franco