Câmeras de segurança serão instaladas no Floresta

A CDL/BH além de atuar em prol de seus associados também trabalha em várias causas sociais para a melhoria da qualidade de vida da população belo-horizontina. Uma das bandeiras defendidas pela Entidade é a segurança, em que consumidores, lojistas e moradores possam exercer seu direito de transitar livremente pelas ruas da Capital.

É de conhecimento comum, a participação da CDL/BH no projeto Olho Vivo, no qual foram instaladas diversas câmeras de segurança no Centro de BH, diminuindo consideravelmente o índice de crimes na região Central.

“Desde o início do projeto, era uma reivindicação da CDL/BH para que outras áreas recebessem também as câmeras, como o bairro Floresta, que está próximo ao Centro e é uma rota de fuga de ladrões”, explica um dos coordenadores do Conselho CDL Floresta, Adriano Boscatte, na abertura da reunião mensal do Conselho realizada nesta terça-feira, 18 de junho, na sede da CDL/BH.

O que era um sonho de maior segurança para o bairro Floresta, agora se torna realidade. O Major Washington Mendes Pereira, comandante da 20ª Cia do 16º Batalhão da Polícia Militar (PM), apresentou durante a reunião os projetos que irão contemplar câmeras de segurança para o bairro.

Antes de passar a palavra para o representante da Polícia Militar, Boscatte questionou se uma câmera instalada há pouco tempo no cruzamento das ruas Itajubá, Pouso Alegre e Curvelo já faz parte do projeto Olho Vivo. “Acredito que a PM poderia fazer um trabalho de divulgação junto aos lojistas e moradores para mostrar a questão da segurança”, afirmou Boscatte.

De acordo com o Major, atualmente existem três projetos em andamento para instalação de câmeras na região do Floresta. Um deles é o Projeto Arena Independência da Secretaria de Defesa Social (Sedes). Com o objetivo de proporcionar maior segurança para os torcedores que forem ao estádio e população do entorno, já foram instaladas quatro câmeras no bairro, além de outras 14 no Sagrada Família e Horto.

Outro projeto que prioriza o Floresta é o Crack é Possível Vencer da PM. O Major Washington explica que serão 20 câmeras a mais nos bairros participantes e cinco delas somente no bairro Floresta. A intenção é inibir o tráfico de drogas e diminuir o número de crimes na região. Este projeto está em fase de visitação dos locais, onde serão instaladas as câmeras.

E por último e mais quantitativo é o projeto Olho Vivo da Prefeitura de Belo Horizonte. “Ao todo, teremos 45 câmeras, sendo 20 delas no Colégio Batista e entorno e 15 no bairro Floresta. O Floresta será o bairro mais privilegiado no nível do projeto Olho Vivo da cidade”, felicita o Major.

O coordenador do Conselho CDL Floresta, José Ângelo de Souza, completou dizendo que visitou o bairro Caiçara, onde diversas câmeras foram instaladas. “O resultado é simplesmente fantástico, as câmeras realmente captam tudo, é um conforto para os lojistas e moradores”, diz. Ângelo finaliza dizendo que, como diretor da CDL/BH, sente orgulho da parceria da Entidade com a PM, que implantou a 1ª câmera de segurança em Belo Horizonte.