Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

BH terá um plano de logística urbana

Apoio ao Comércio

Mobilidade urbana mais uma vez fez parte da pauta da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH. Nesta quinta-feira, 29 de maio, a convite da Entidade, o consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Minas Gerais (SETSEMG), Luciano Medrado, e o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Davi Magalhães, estiveram presentes na reunião para apresentarem o Plano de Logística Urbana de Belo Horizonte e suas implicações para o comércio. 


 


De acordo com Medrado, a mobilidade urbana tornou-se tema central de discussão nos últimos anos devido ao seu impacto na vida de quem vive nas grandes cidades. Mas grande parte das pessoas pensa na mobilidade urbana apenas enquanto movimentação de pessoas, esquecendo-se da movimentação de cargas, que abastecem a cidade, ou seja, a logística urbana. 


 


Segundo Magalhães, há 10 anos o transporte de cargas era visto como secundário na Capital e nos últimos anos a discussão sobre o tema evoluiu com a restrição de veículos de maior porte nas áreas centrais de Belo Horizonte. Mas Magalhães defende que é necessário um plano de logística urbana para a cidade para que não haja restrições generalizadas e as cargas sejam tratadas de acordo com suas especificidades. 


 


Para Medrado, a participação dos representantes do comércio na construção deste Plano é fundamental. “Mais de 70% do PIB de Belo Horizonte vem do comércio, por isso o setor tem que ser ouvido e respeitado. Temos que propiciar sua atuação na cidade”, disse.


 


Na primeira etapa do Plano proposto, será realizado um diagnóstico detalhado sobre os principais problemas em relação ao transporte de cargas na cidade. Para isso, todos os setores serão convidados a participar, de modo a construírem as melhores soluções: a BHTrans, a Agência Metropolitana de Transportes e representantes do comércio e da indústria. 


 


Em seguida, as soluções viáveis serão implementadas em uma amostra do comércio, para testes, e depois serão implementadas totalmente. “Queremos melhorar a economia da cidade e qualidade de vida da população, de modo que todos ganhem”, afirmou Magalhães.


 


De acordo com Medrado, esse plano tem um custo elevado, por isso reunirá as entidades de classe, inclusive a CDL/BH, para buscar apoio e patrocínio junto às empresas privadas para viabilizarem a construção do projeto. 


 


 


CDL/BH e a Mobilidade Urbana


 


Melhoria na mobilidade urbana é atualmente um dos temas mais demandados pelo comércio, por meio da CDL/BH. A Entidade criou há três anos, em parceria com a BHTrans, um fórum anual para se debater sobre a circulação de pessoas e cargas na cidade. Além disso, a CDL/BH está presente nas principais discussões sobre o tema, propondo soluções para problemas que refletem não só no comércio, mas na vida de toda a sociedade. 


 


 


Dálcia de Oliveira

Comunicação e MKT da CDL/BH