BH se prepara para a Copa do Mundo

Os impactos da Copa do Mundo e suas perspectivas para o comércio foi tema da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH, realizada nesta quinta-feira (19). A Entidade recebeu o Secretário Municipal da Copa do Mundo, Camilo Fraga, para falar sobre o assunto.

Uma pesquisa realizada pela CDL/BH revelou que a Copa das Confederações não impactou positivamente no comércio de Belo Horizonte. Segundo Fraga, esse resultado foi devido ao perfil do público presente nos jogos: 95% dos torcedores eram locais.

Ao contrário da Copa das Confederações, Fraga afirma que a Copa do Mundo Fifa 2014 atrairá um público diferenciado, muitos deles estrangeiros. Na primeira fase de venda de ingressos, foram comercializados quase duas vezes mais ingressos do que no evento realizado na Alemanha em 2010, e espera-se que após o sorteio dos jogos, em dezembro, o desempenho na venda de ingressos seja equivalente. Segundo Fraga, cerca de 40% desses ingressos estarão nas mãos de estrangeiros.

Ele afirmou que a Secretaria da Copa vem desenvolvendo ações para atrair maior número de turistas estrangeiros para Belo Horizonte. Receberemos 180 mil turistas durante os 30 dias de jogos, de acordo com estimativa do Ministério do Turismo. Seis jogos serão realizados aqui. Destes, quatro serão da fase de grupos, sendo que poderemos contar com os times cabeças de chave desses grupos, representados por seleções como Alemanha, Espanha, Inglaterra e Argentina. O Brasil também pode jogar aqui nas oitavas de final, e se passar para a próxima fase, poderá disputar a semifinal no Mineirão.

Além disso, uma ou mais seleções escolherão Belo Horizonte como sua base de treinamento e permanência durante a Copa, e com elas virão os jornalistas credenciados de cada país e seus torcedores. Duas seleções já visitaram BH com esta intenção: Austrália e Argentina. A última, por exemplo, possui 650 jornalistas credenciados que acompanham sua rotina de jogos e treinamentos

Para Fraga, o maior legado que a Copa do Mundo deixará para Belo Horizonte será sua internacionalização. “Belo Horizonte é uma cidade desconhecida para os estrangeiros e estamos trabalhando para que eles tenham uma boa impressão sobre a cidade, tivemos uma repercussão internacional bastante positiva na Copa das Confederações”, disse.

Nesta linha de atuação, a Secretaria da Copa vem dialogando com grandes empresas midiáticas internacionais, a exemplo da rede BBC, para que suas equipes se hospedem na Capital, na cobertura do evento e façam matérias positivas sobre a cidade.

Mas apesar de todo o esforço para atração de público para a Copa do Mundo, o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, afirma que o comércio terá que usar a criatividade para conseguir vender para esse público, devido à baixa competitividade de nossos produtos, em razão da alta carga tributária brasileira. “O evento trará um grande legado para a cidade, mas não vamos conseguir tirar proveito no comércio devido ao custo Brasil. Um turista não vai querer comprar um sapato ou uma camisa aqui, pois não vale a pena”, disse.