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Belotur e PMMG apresentam resultados do Carnaval de Belo Horizonte 2019

Apoio ao Comércio

A CDL/BH promoveu um café da manhã entre os empresários dos setores de comércio e serviços da capital e os órgãos públicos responsáveis pelo planejamento e a segurança do Carnaval de Belo Horizonte 2019.

Durante a plenária foram apresentados pelo Cel. Anderson de Oliveira os resultados da segurança do evento. Os principais pontos abordados foram:

  • 8.729 registros de ocorrências;
  • 222 armas apreendidas;
  • 2.360 prisões;
  • 326 ocorrências de apreensão de drogas;
  • Redução de 60% de roubo no comércio;*
  • Redução de 41% de crimes violentos;*
  • Redução de 41% de roubos;*
  • Redução de 25% de estupros;*
  • Redução de 15% de homicídios consumados;*
  • Redução de 17% de tentativas de homicídios.*

Segundo o Coronel, a redução dos crimes ocorreu devido à utilização da tecnologia a favor da segurança, principalmente por causa do monitoramento ao vivo, câmeras em locais estratégicos, canhão de luz, drones, aeronaves e plataformas elevadas. A sensação de segurança foi um ponto de destaque entre os foliões.

Em seguida, Marah Costa, Diretora de Planejamento e Economia Criativa da Belotur, apresentou os resultados da Entidade. Segundo ela, o Carnaval de Belo Horizonte não precisa ser o maior do país, mas sim o melhor. “Hoje somos o 4º maior do país, e cada vez mais os lojistas estão se apropriando do Carnaval para potencializar as vendas”. Em sua apresentação, ela destaca que o crescimento do evento se deu devido ao patrocínio e investimento de empresas privadas, e com isso, o Carnaval de Belo Horizonte está se tornando um patrimônio cultural da cidade. Conheça os números apresentados:

  • 4,3 milhões de foliões;
  • 204 mil turistas;
  • 67% taxa média de ocupação nos hotéis na capital;
  • 80% dos turistas tiveram a expectativa superada;
  • 70% afirmaram que o carnaval foi melhor do que versões anteriores;
  • 84% afirmam que retornam no próximo ano.
  • 30% de aumento em eventos públicos em relação ao ano anterior;
  • 20% de aumento de eventos privados no ano anterior.

Devido ao planejamento para o Carnaval, a Belotur conseguiu distribuir melhor os blocos para outras regiões da cidade, alocou postos médicos em locais com o maior número de foliões e disponibilizou o foliônibus em vários pontos de embarque e desembarque pela cidade.

Após as apresentações, os empresários participantes fizeram perguntas, sugestões e testemunhos de melhorias para o próximo Carnaval de Belo Horizonte. Tanto a Belotur, quanto a PMMG, já estão trabalhando em ações de desenvolvimento para o próximo ano.

*Comparação referente ao Carnaval de 2018.