Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

BC e CNDL firmam acordo de cooperação

Apoio ao Comércio


 Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) na área de cidadania financeira foi assinado no final da tarde desta terça-feira (6/3) pelo Banco Central (BC) e a Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL), entidade que administra o SPC Brasil. Por meio de ações coordenadas, palestras, pesquisas e cursos no campo da cidadania financeira para os consumidores brasileiros, o objetivo é reduzir o endividamento da população. 


 


De acordo com o Indicador de Uso do Crédito do SPC Brasil e da CNDL, 22% dos brasileiros tiveram crédito negado ao tentarem parcelar uma compra em estabelecimentos comerciais ou contratar serviços a prazo, em janeiro de 2018. Os principais motivos para a negativa foram a falta de comprovação de renda e restrições no CPF, exatamente por conta da inadimplência.


 


Pesquisas da CNDL indicam que apenas 18% dos consumidores brasileiros estão com as contas no azul e possuem dinheiro para consumir ou fazer investimentos. A maioria, 40%, não possui nem sobra e nem falta de dinheiro. Outros 38% encontram-se no vermelho, sem conseguir pagar todas as contas com a renda que têm.


 


Seis em cada dez brasileiros, o equivalente a 58%, não utilizaram de nenhuma modalidade de crédito (cartões, crediário, cheque especial, linhas de financiamento ou empréstimo) no último mês, de acordo com a sondagem do indicador de uso de crédito. Já 42% mencionaram ter recorrido a pelo menos uma das modalidades. 


 


Ao longo de dois anos as instituições serão responsáveis por elaborar, em conjunto, as pesquisas Indicados de Confiança do Consumidor, Uso do Crédito e Educação Financeira visando a inclusão financeira da população. Materiais voltados à educação financeira produzidos pelo BC, como o portal ‘Meu Bolso Feliz’ e o aplicativo ‘SPC Consumidor’, serão compartilhados nos canais do SPC Brasil.


 


Isaac Sidney Ferreira, Diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, afirmou que a iniciativa é uma busca de parcerias institucionais para fortalecer e institucionalizar o caminho de busca da inclusão financeira, educação financeira e proteção do consumidor. “A população brasileira alcança cada vez mais um nível maior no acesso ao sistema financeiro nacional. O problema é que a educação não é condizente e isso pode significar um risco potencial para o sistema e para o próprio cidadão no que diz respeito ao uso do crédito”, destacou. 


 


Ele apresentou dados que mostram que entre 2007 e 2016, o número de cliente com acesso ao sistema cresceu de 98 milhões para 138 milhões. E as contas correntes subiram de 62 milhões para 83 milhões. “O ritmo de crescimento da população bancarizada de no mesmo período analisado cresceu em um ritmo de 3.3, atingindo 87% da população”, indicou. Ferreira observou que não há nenhum município brasileiro que não possui acesso ao sistema financeiro nacional. 


 


Ferreira esclareceu que apesar de, com o acordo de cooperação, as bases de dados das instituições passarem a ser compartilhadas entre si, não será dado acesso a operações individuais sigilosas. “O intercâmbio das bases de dados e as pesquisas será para melhor aferir o comportamento daqueles que têm acesso ao varejo e ao sistema financeiro Um casamento muito interessante para fins de ações de cidadania financeira”, definiu.