Barro Preto também deseja Rede de Comerciantes Protegidos

O presidente do Conselho Regional CDL Barro Preto, Fausto Izac, apresentou para os participantes do Conselho a proposta de implantação da Rede de Comerciantes Protegidos na região. O assunto foi abordado durante a reunião mensal do Conselho, realizada na sede da CDL/BH, nesta terça-feira, 28 de outubro.

Izac explicou como funciona a Rede, em que os comerciantes compram um kit de segurança, com alarmes e sirenes, que é interligado aos demais participantes por Rede. “Quando um lojista está sendo assaltado, ele aciona discretamente um botão, que avisa aos demais lojistas para disparem a sirene e chamarem a polícia”.

Outro modo de auxílio na comunicação entre os lojistas é o aplicativo Whatsapp. Por meio deles é formado o grupo de comerciantes, que trocam informações e contribuem para segurança uns dos outros. O objetivo é que tanto a Rede quanto o grupo do whatsapp sejam realizados em parceria com a Polícia Militar (PM).

O coordenador institucional da CDL/BH, Joel de Souza, expos os primeiros passos da Rede de Comerciantes, que também começou a ser instalada na Savassi no último dia 22 de outubro. Segundo ele, os comerciantes estão muito satisfeitos com os primeiros resultados. Em alguns casos suspeitos, a ação da PM, que também está incluída no grupo, foi muito rápida. A intenção é passar de loja em loja cadastrando mais comerciantes.

“A rede de comerciantes protegidos é um projeto exitoso. No Caiçara, onde começou, o projeto é um sucesso. Quero propor que a gente faça efetivamente esse projeto vizinho a vizinho no Barro Preto”, convocou Izac. Os lojistas presentes na reunião se comprometeram a convidar seus vizinhos para participarem da Rede.

Bráulio Filgueiras

Comunicação e Marketing CDL/BH