Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Banco Central reduziu os juros levando a Selic de 13% para 12,25% ao ano.

Apoio ao Comércio


O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu em  0,75 ponto percentual a taxa de juros, que foi de 13% para 12,25%.


É o quarto corte seguido da Selic, e o segundo na faixa de 0,75 p.p. (os dois primeiros foram de 0,25 p.p.).


A taxa não ficava tão baixa há dois anos, desde o início de 2015, quando era de 11,75%. Mesmo assim, o Brasil segue com os maiores juros reais.  O próprio BC havia sinalizado, na última ata, o “estabelecimento do novo ritmo de flexibilização”. Mas desde então, a queda dos preços e melhora das expectativas ficou ainda mais intensa.


O IPCA de janeiro foi o mais baixo para o mês desde 1994 e a previsão do mercado para a inflação fechada de 2017 já caiu para abaixo do centro da meta de 4,5% perseguida pelo BC.


O dólar caiu de R$ 3,16 para R$ 3,06 no último mês e o risco-país também atingiu seu melhor nível em dois anos, o que gerou especulações de um corte de 1 ponto percentual.


A previsão é que o ciclo de afrouxamento monetário continue e leve a Selic para 9,5% no final do ano – a primeira vez em que eles ficariam em um dígito desde 2013.


Quando o Copom aumenta os juros, encarece o crédito e estimula a poupança, o que faz com que a demanda seja contida e faça menos pressão sobre a atividade e os preços. Cortar os juros causa o efeito contrário.


A decisão de hoje foi por unanimidade e sem viés. A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 11 e 12 de abril.


Fonte: Exame – Editado