Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Banco Central poderá voltar a cortar Selic em 1 ponto percentual

Apoio ao Comércio

Economistas de instituições financeiras veem manutenção do ritmo de corte da Selic na próxima reunião do Banco Central, diante das expectativas cada vez mais baixas para a inflação.


 


O levantamento mostra previsão de que em maio, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne novamente, o BC voltará a reduzir a Selic em 1 ponto. Para o final do ano e 2018, as estimativas não mudaram, de que a taxa básica de juros terminará a 8,5%.


 


Na semana passada, diante da perda de força da inflação e em meio à atividade econômica ainda fraca, o BC acelerou o passo e reduziu a Selic em 1 ponto percentual, passando de 12,25% para 11,25% ao ano. Até então, haviam sido duas quedas de 0,25 ponto cada e outras duas de 0,75 ponto.


 


A perspectiva para a inflação este ano permaneceu em trajetória de queda, no levantamento com uma centena de especialistas, recuando 0,03 ponto percentual, para 4,06%. Para 2018 também há previsão de redução, com o IPCA subindo 4,39%, sobre 4,46% anteriormente.


 


Em relação à economia, os especialistas veem agora crescimento de 0,40% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, 0,01 ponto percentual a menos, mantendo a expectativa de expansão de 2,5% no ano que vem.


 


Fonte: G1- Editada