Aumento de vagas de estacionamento rotativos no Barro Preto

Ao longo do ano de 2013, o coordenador Fausto Izac, os membros e lojistas participantes do Conselho CDL Barro Preto, solicitaram veemente com representantes da BHTrans, nas reuniões do Conselho, a diminuição dos horários dos rotativos para estacionamentos de veículos na região. A justificativa apresentada por Izac é a dificuldade que os clientes do comércio local enfrentam para encontrar vagas para estacionar, o que acaba impactando negativamente nas vendas.

O pedido da CDL/BH foi aceito e o gerente de Estacionamentos e Logística Urbana da BHTrans, Sérgio Rocha, apresentou o projeto de diminuição desses horários na reunião do Conselho Barro Preto desta sexta-feira, 18 de outubro, na sede da Entidade. “Esta é uma demanda apresentada há muito tempo por esse Conselho e agradeço por essa atenção do Sérgio e da BHTrans”, iniciou a reunião Izac.

Sérgio Rocha explicou que uma equipe da BHTrans fica responsável durante todo o ano por fazer pesquisas sobre cada área de rotativo. Nessas pesquisas, são informados dados do trânsito, como o número de carros que frequentam e estacionam no local e índice de veículos infratores, por exemplo, que param em filam dupla. Além disso, dados de ocupação do local, como o número de comércios de pequeno, médio ou grande porte, bancos e hospitais são catalogados.

A partir disso, são avaliadas as possibilidades de mudança dos horários dos rotativos em cada local. Diante das diversas solicitações da CDL/BH, Rocha diz que foi feito um estudo da tradicional região do Barro Preto, que compreende as avenidas Amazonas, Contorno e Bias Fortes, e elaborado o projeto. “No total, existem no Barro Preto, 13 mil vagas de estacionamentos rotativos e teremos um aumento de mais 1993 estacionamentos, isso é um aumento de 15%”, argumentou Rocha.

A mudança prevista para o mês de novembro, reduzirá o tempo de permanência de estacionamentos em 18 quarteirões e implantará rotativos em outras duas vias. “A mudança permitirá maior rotatividade de veículos nas vagas de estacionamento e inibirá a utilização irregular dos estacionamentos, permitindo a melhor fluidez no tráfego de veículos da região”, afimou Rocha

Leia abaixo as criações de rotativos e mudanças dos existentes e confira no mapa.

Serão implantadas 196 vagas de rotativos com permanência de cinco horas nas vagas das ruas:

– Tenente Brito Melo, entre as ruas Gonçalves Dias e Alvarenga Peixoto;
– Alvarenga Peixoto, entre as ruas Tenente Brito Melo e Uberaba.

A proposta de implantação de rotativos nessas vias prevê a permanência de cinco horas nas vagas.

A redução de cinco para duas horas de permanência nas vagas rotativas contemplará seis quarteirões do Barro Preto, são eles:

– Rua Araguari, entre a rua dos Timbiras e a avenida Amazonas;

– Rua dos Goitacazes, entre a avenida Bias Fortes e a rua Mato Grosso;

– Rua Guajajaras, entre as ruas Paracatu e Juiz de Fora, e entre a rua Juiz de Fora e a avenida Barbacena;

– Rua Tenente Brito Melo, entre a rua Alvarenga Peixoto e a avenida Amazonas – Rua Uberaba, entre a avenida Augusto de Lima e a rua dos Guajajaras.

Já em 18 quarteirões, o tempo de permanência nas vagas de estacionamento rotativo será reduzido de duas para uma hora, nos seguintes trechos:

– Avenida Augusto de Lima, entre as ruas Rio Grande do Sul e Mato Grosso;

– Avenida do Contorno, entre as ruas Ametista e Cássia;

– Rua Araguari, entre a rua dos Goitacazes e a avenida Augusto de Lima;

– Rua dos Goitacazes, nos trechos entre as ruas Ouro Preto e Paracatu e avenida Amazonas e rua Mato Grosso;

– Rua dos Timbiras, entre a rua Paracatu e a avenida Barbacena e na rua dos Tupis, entre as ruas Paracatu e Juiz de Fora.

Bráulio Filgueiras
Comunicação CDL/BH