Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Aumento de performance e redução do estresse

Apoio ao Comércio

Na última reunião quinzenal do CDL Jovem, realizada nesta quarta-feira (02) na sede da CDL/BH, o grupo recebeu a consultora organizacional Adalgisa Almeida, que ministrou a palestra “Aumento de performance e redução do estresse no turbilhão do dia a dia: atenção plena no momento presente”.


 


Segundo Almeida, geralmente nosso corpo está no presente, mas o pensamento no passado ou futuro. Ou pensamos em algo desagradável que ocorreu, ou nos preocupamos com o que estar por vir, se algo dará certo ou errado. 


Para ela, esses pensamentos causam sofrimento, e atingem todas as células, causando maior produção de cortisol, aumento do estresse e menor qualidade de vida. E esse estresse provoca sensação de desgaste constante, alteração no sono, tensão muscular, problemas de pele, hipertensão, mudança de apetite, alterações de humor, perda de interesse pelas coisas, problema de atenção, ansiedade e depressão.


 


Por outro lado, quando temos sensação de felicidade, realização e satisfação produzimos mais endorfina, que aumenta nossa resistência imunológica e melhora nossa performance. E para atingirmos esse estado, afastando os maus pensamentos, Almeida aconselha a prática de uma técnica de meditação trazida do zen budismo, chamada Mindfulness. 


Mindfulness significa mente aberta e atenção plena no momento presente. Ao exercitá-la, as pessoas entram em um estado de atenção plena, tomando consciência mais claramente dos pensamentos, emoções e reações corporais. 


 


De acordo com a consultora, é possível exercitar este tipo de meditação informalmente, dedicando atenção plena em cada atividade praticada, como em uma caminhada, por exemplo, na hora de se alimentar, lavar o rosto, etc. Já a prática formal da Mindfulness exige que a pessoa esteja em um lugar tranquilo, sentada em uma posição confortável, mas com o corpo ereto. Ela envolve técnicas de respiração, relaxamento e atenção.  


 


Para resultados prolongados em relação ao corpo, saúde e equilíbrio, a Mindfulness deve ser praticada cotidianamente. “A meditação não custa nada, só disciplina, tempo, intenção e vontade e também depende de você se abrir para identificar maus pensamentos e afastá-los”, disse.