Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Atenção! Fique atento ao novo golpe que utiliza o nome da Receita Federal!

Apoio ao Comércio


Uma nova modalidade de golpe com a utilização do nome da Receita Federal vem sendo aplicada contra os contribuintes.


Trata-se de notificação postal falsa por meio da qual se exige pagamento de um suposto Imposto Verificador de Score Concretizado (IVSC), tributo inexistente.


Como o golpe funciona?


São enviadas cartas aos contribuintes, nas quais constam informações a respeito de uma suposta pendência em nome do contribuinte referente ao falso imposto IVSC, além de recomendar a regularização dos supostos débitos.


A mensagem atinge principalmente pessoas interessadas em aumentar a pontuação nos Órgãos de Proteção ao Crédito.


Na tentativa de dar veracidade ao documento, os golpistas utilizam indevidamente o logotipo da Receita Federal e o nome de um auditor-fiscal, cuja assinatura é falsificada.


Como se proteger:


Para se proteger do golpe, é importante que os contribuintes fiquem atentos às recomendações de quitação dos débitos, pois a Receita Federal não fornece dados bancários para o recolhimento de tributos federais via depósito ou transferência.


Vale lembrar que o recolhimento de tributos é feito via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).


Outros aspectos que podem auxiliar na identificação das fraudes são os erros de português, informações confusas ou incorretas e orientações desencontradas.


Em caso de dúvidas, os associados que receberem notificações suspeitas ou que tenham sido vítimas deste golpe podem entrar em contato com a CDL/BH para maiores esclarecimentos, ou comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal, pessoalmente, ou enviar uma denúncia à Ouvidoria-Geral do Ministério da Economia, pela internet, no site https://www.fazenda.gov.br/ouvidoria/sisOuvidor.


 Clique aqui e veja a imagem da notificação postal falsa.