Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Ata do COPOM indica novas elevações na taxa de juros

Apoio ao Comércio


 


Conforme ressaltado na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central, divulgada na última quinta (6), a trajetória crescente dos índices de preços leva as projeções de inflação a patamares acima da meta estipulada pelo governo, de 4,5%. A última publicação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontou um crescimento da inflação de 6,49% nos últimos doze meses, percentual próximo ao limite superior da meta, que é 6,5%.


 As projeções para a inflação em 2013 aumentaram novamente em relação à reunião anterior do COPOM, em abril, quando a taxa de juros fora aumentada em 0,25 p.p., passando de 7,25% a.a para 7,50% a.a. Na reunião de maio, houve um novo aumento na taxa de juros, na magnitude de 0,5 p.p, colocando a taxa SELIC no patamar de 8% a.a. Por esta razão, o Banco Central, por meio da ata, sinalizou que promoverá novas elevações na taxa básica de juros – SELIC a fim de conter este aumento do nível de preços. Os analistas de mercado já consideram que a taxa alcançará 9% a.a. nas próximas reuniões.


A preocupação com inflação se justifica pelos seus impactos negativos sobre o consumo e o investimento, tendo em vista que os consumidores têm seu poder de compra reduzido, e o crédito torna-se mais caro a quem deseja investir. Sendo assim, um dos mecanismos de controle é o aumento da taxa de juros, que contribui para um arrefecimento da demanda, diminuindo, por conseguinte, o nível de preços.