Aprendendo com quem cresce em tempos de crise

O espaço do Pilotis da CDL/BH esteve lotado na noite de terça-feira, dia 21 de junho, de empresários ávidos para aprender com quem cresce em tempos de crise. Esse foi o tema da palestra ministrada pelo consultor organizacional e palestrante, Rafael Lucchesi.

Lucchesi abordou sobre os segredos das empresas que crescem; a importância de uma gestão integrada nos negócios; o novo cliente, suas necessidades e dores; o que é valor para o cliente; o processo de construção de marcas que marcam; as novas gerações, suas necessidades e o futuro dos negócios; o novo empreendedorismo e o processo criativo; e o desenvolvimento da gestão empresarial, cooperação e o desenvolvimento setorial.

Segundo o consultor, as empresas que conseguem prosperar mesmo na crise são aquelas que não param no momento de estagnação, procuram por melhorias, apesar das adversidades. ”Essas empresas estão sempre gerando crises para elas mesmas resolverem, elas inovam quando ainda estão em evolução, não esperam chegar no topo da curva de crescimento, assim conseguem se manter sempre em um círculo virtuoso de desenvolvimento”, disse. Inovar para Lucchesi é fazer diferente para gerar resultados positivos.

Tendências – Lucchesi afirma que a maioria das pessoas já devem ter feito alguma compra na Internet, mas a minoria das empresas está no ambiente virtual. Para ele, a Internet é uma grande oportunidade para vendas, divulgação dos produtos e serviços e relacionamento com os clientes. As empresas precisam se preocupar sobre como aparecem na Internet, pensar em sites responsivos, ou seja, que abrem corretamente nos smartphones.

Outra tendência é o cuidado com a experiência do consumidor no ambiente da loja, o que é chamado de branding sense. Tem lojas que são lembradas por um cheiro específico, por exemplo. Os empresários devem se preocupar em gerar uma lembrança agradável na mente do consumidor, observando iluminação da loja, sinalização, se a placa está velha ou não, etc.

As empresas de sucesso também têm que estabelecer uma cultura de planejamento, tentando enxergar o futuro que desejam, e um constante gerenciamento da proposta de valor. Os empresários devem avaliar o que criar, eliminar, alimentar e reduzir na empresa, coisas que geralmente não fazem.