Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Anastasia expõe os resultados do Choque de Gestão

Apoio ao Comércio

O governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia, esteve presente na sede da CDL/BH nesta quinta-feira (10) para falar para empresários e autoridades sobre o desenvolvimento do Estado e seus projetos. 
 
Anastasia destacou o modelo de governo voltado para resultados, o Choque de Gestão, iniciado em Minas na gestão do ex-governador Aécio Neves, há 10 anos, o que resultou no crescimento dos índices de desempenho do Estado em vários setores, como educação, saúde, economia, infraestrutura e transporte. “Nossa primeira preocupação é em relação ao planejamento, temos que mudar essa cultura do imediatismo”, disse.
 
Minas fechou o ano passado com um crescimento de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB), bem superior ao resultado nacional, que ficou em 0,9%. A taxa de desemprego no estado está em 6%, enquanto que a do país representa 6,7%. Segundo Anastasia, na educação não é diferente: o estado foi avaliado com nota 6, pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), enquanto o Brasil apresenta a nota de 5,1. O governador demonstrou também a evolução no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é composto pelos itens renda, saúde e educação. Segundo ele, ainda há desigualdades, sendo o Vale do Jequitinhonha a região com os piores índices, mas ela vem sendo desenvolvida, visando reduzir as disparidades. 
 
Segundo o governador, o Choque de Gestão foi implementado em três fases, sendo a primeira caracterizada pela reorganização do Estado e redução de despesas, depois em 2007 veio a entrega de resultados e a última, iniciada em 2011, foi a gestão em rede, para compartilhar os resultados com todo o Estado. 
 
Apoio às MPEs
 
Um grande desafio do governo é diversificar nossa economia. Segundo Anastasia, a taxa de empreendedorismo em Minas é muito pequena, em comparação à de países vizinhos, por exemplo. Grande parte dos empreendimentos está nas mãos de micro e pequenos empreendedores, responsáveis pela absorção de grande parte da mão-de-obra disponível, por isso ele ressaltou o papel importante que as MPE’s têm na economia mineira e o que tem feito para incentivá-las. 
 
Ele destacou que Minas iniciou um trabalho para identificar quais são as cadeias produtivas do Estado, quais as suas potencialidades e averiguar as necessidades de qualificação para essas áreas. Também disse que o governo conseguiu aumentar a participação das MPE’s mineiras nas compras do Estado. E citou a sansão da lei que criou o Estatuto Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, em Julho deste ano, como exemplo de fomento ao setor. 
 
Turismo
 
Anastasia destacou os investimentos na Capital e interior para atração de turistas para o Estado, seja para conhecer o patrimônio histórico de Minas, a nossa gastronomia, ou participar de algum evento de negócios. “Estamos apostando na internacionalização de Minas, e queremos fomentar a vocação de BH, que é o turismo de negócios”, afirmou ao ressaltar que os shows realizados no Mineirão esse ano, colocou Minas no circuito internacional de grandes eventos.