Ação criminosa afeta empresas do mundo inteiro

Empresas brasileiras têm enfrentado prejuízos com mais um golpe no comércio: o sequestro de informações. Entenda como ocorre a ação dos golpistas:

O golpe ocorre principalmente quando o empresário ou seu colaborador abre algum link ou arquivo anexado a e-mail. Um código presente nesse e-mail criptografa todos os dados armazenados no equipamento, tornando-os inacessíveis, e exige pagamento de resgate para restabelecer o acesso ao usuário.

Além de infectar o equipamento, o golpe, conhecido como ransomware, costuma buscar outros dispositivos conectados, locais ou em rede, e criptografá-los também e efetuar o “sequestro de dados”.

Veja como atuar para evitar ser vítima do golpe:

Não clique em links ou abra arquivos anexados a e-mails não solicitados ou de origens desconhecidas.

Cuidado com seus dados cadastrais: forneça-os apenas a pedido de fontes seguras e confiáveis, de empresas que você de fato faz negócios e conhece os remetentes envolvidos.

Cerifique-se de utilizar um antivírus de fornecedor conhecido, versão paga e tenha certeza que a versão seja atualizada constantemente.

Oriente seus empregados para utilizarem senhas complexas, não compartilharem suas senhas e evitarem conversas sobre a empresa nos elevadores e ou em locais externos. Essas recomendações visam evitar ações de engenharia social que atingem as pessoas  ao enviar e-mails e ou links com informações que lhe “pareçam” familiares.

Fale constantemente sobre este tema com seus colaboradores e reforce a orientação. Esse assunto não deve ser esquecido.

Tenha atenção redobrada aos e-mails recebidos em períodos como na entrega do Imposto de Renda, pois os golpistas utilizam esses temas como subterfúgio para fazerem mais vítimas.

Veja trechos de notícias publicadas recentemente sobre o tema:

“— Esses ataques ajudam pois levam os executivos responsáveis pelos departamentos de tecnologia das empresas a terem certeza de que suas companhias estão com seus protocolos de segurança em dia. Como resultado, é comum vermos um aumento da procura pelos serviços de empresas de cibersegurança como resultado de ataques como esses — afirmou Neil Campling, chefe de pesquisa tecnológica na Northern Trust.”

FONTE: http://extra.globo.com

“O primeiro a dar o sinal do ataque foi o sistema de saúde britânico. Mas o ataque atingiu desde o governo russo até um serviço de entregas de encomendas americano e universidades na China e na Indonésia. O sistema de trens na Alemanha, empresas de telecomunicações na Espanha e em Portugal. A montadora francesa Renault chegou a parar a produção em algumas unidades.”

FONTE: http://g1.globo.com

"A partir do momento em que a escala é tão grande, devemos nos perguntar se o objetivo é o cibercaos", manifestou Laurent Heslault, diretor de estratégias de segurança na empresa de segurança informática Symantec.”

FONTE: http://www.em.com.br