Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

A Black Friday é dia 25 de novembro. Já se preparou?

Apoio ao Comércio

A Black Friday é uma campanha de vendas que traz descontos incríveis em produtos de qualquer tipo, como smartphones, notebooks, eletrodomésticos, TVs, roupas, calçados, livros e muito mais. 


 


A grande vantagem da Black Friday para os lojistas é atrair clientes com altos descontos e alavancar as vendas. No Brasil a ação promocional já virou febre tanto para as lojas virtuais quanto as lojas físicas. 


 


Este ano a ação será no dia 25 de novembro. A grande questão é: você já se planejou para essa grande oportunidade de vendas? A CDL/BH mostra abaixo algumas dicas para você alavancar as vendas e obter ótimos resultados.


 


Capriche nos descontos


 


– Algumas marcas já tiveram a imagem manchada por oferecer falsos descontos. Este é um ótimo momento para você planejar descontos realmente incríveis. Deixe de lado os 5% ou 10% e faça ofertas que o consumidor perceba vantagem.


 


Avalie seu estoque


 


– Uma das dúvidas é como oferecer descontos vantajosos, sem perder a rentabilidade da loja. Uma das estratégias é selecionar os produtos que tem menor giro de vendas ou são menos atrativos e colocar um desconto considerável;


 


– A avaliação do estoque também é fundamental para você ter os produtos ofertados em quantidade suficiente para todos os clientes ou para garantir o cumprimento dos prazos de entrega; 


 


Alie-se aos fornecedores


 


– Para não ficar sozinho nessa, você pode verificar com seus fornecedores quais conseguem reforçar o seu estoque até o dia do evento. Eles devem ter produtos para fazer giro, então é interessante acioná-los para ver o que tem disponível para a data. Assim também, você pode negociar descontos com esses fornecedores, o que resultaria num desconto ainda maior para os clientes.


 


 


Invista na comunicação 


 


– Aproveite para aliar a grande divulgação espontânea que a Black Friday possui e chame a atenção dos seus clientes, que passarem na porta da sua loja. Faça uma decoração temática do evento e exponha em destaque as ofertas. Divulgue também suas promoções nas redes sociais ou na mídia tradicional, pois é muito importante que seu cliente saiba que você terá preços especiais para a data.


 


 


Valorize a loja virtual 


 


– A Black Friday possui um forte apelo no e-commerce. Sendo assim, é uma ótima oportunidade para você lançar a sua loja virtual, ou se já possui, avaliar se a estrutura dela está preparada para receber um maior tráfego de acessos neste dia para evitar a queda do servidor e possíveis perdas de vendas.


 


Valorize sua loja física


 


Já é de costume os consumidores percorrerem as lojas físicas durante a Black Friday a procura das promoções. Lembre-se sempre de aliar toda a comunicação e promoções tanto para o e-commerce quanto para a loja física.  Ofereça vantagens para os consumidores que visitarem sua loja nesta data, como, por exemplo, com degustações ou descontos ainda mais especiais.  


 


Invista na comunicação 


 


– Aproveite para aliar a grande divulgação espontânea que a Black Friday possui e chame a atenção dos seus clientes, que passarem na porta da sua loja. Faça uma decoração temática do evento e exponha em destaque as ofertas. Divulgue também suas promoções nas redes sociais ou na mídia tradicional, pois é muito importante que seu cliente saiba que você terá preços especiais para a data.


 


Logo abaixo, você pode baixar também as peças de comunicação que a CDL/BH disponibiliza gratuitamente. Aproveite para mostrar aos seus clientes que também está participando da Black Friday. (Em Breve)


 


– Motive sua equipe


 


Faça do dia da Black Friday um dia especial também para sua equipe. Aproveite para treiná-los um dia antes, mostrando tudo o que está em promoção e os pontos fortes dos produtos que serão liquidados. Outro ação interessante é vestir sua equipe com camisetas pretas, com dizeres brancos. 


 


 


Programe um horário diferenciado


 


Avalie ampliar o horário de atendimento neste dia. Ações como abrir loja mais cedo e fechar mais tarde contribuem para que as vendas sejam ainda maiores. Faça essa ação em companhia dos lojistas vizinhos para não ficar com o estabelecimento aberto sozinho na região. 


 


Amplie e atualize sua base de clientes


 


– Provavelmente você receberá muitos clientes em sua loja, aproveite o momento para atualizar seu mailing com clientes já existentes e cadastrar aqueles novos. 


 


Valorize seus clientes


 


– Já prepare um desconto ainda mais especial para aqueles clientes assíduos. Eles se sentirão ainda mais prestigiados. E os novos clientes, faça com que eles retornem a sua loja, oferecendo, por exemplo, cupons de descontos para serem gastos em outro período. 


 


 


Então a grande dica para ter sucesso na Black Friday é se planejar, ter compromisso com o cliente, com bom atendimento e qualidade, e ter em mente que o principal objetivo do evento não é somente ter lucro, mas tornar sua marca mais conhecida e fidelizar os clientes.  


 


Boas vendas!!!