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5 dicas para começar um negócio pelo Facebook

Apoio ao Comércio

 Vender pelo Facebook é uma ótima saída para quem está começando um negócio e ainda não tem recursos para investir em um site, ou seja, em uma loja virtual. A rede social permite criar conexão com o cliente rapidamente, desde que você crie a estratégia certa.


 


Confira as dicas para o seu negócio se tornar um sucesso pelo Facebook:


 


1 — Tenha uma fan page para vender online


 


Criar uma fan page é a forma mais profissional de vender pelo Facebook, segundo Gabriel Rossi, professor da ESPM e especialista em gestão de mídias sociais. Basta configurar a página para anunciar e vender os produtos por lá mesmo.


 


2 — Queira atingir vendas, mais do que curtidas


 


Para criar um negócio pelas redes sociais, é básico ter em mente o que você pretende vender e ter uma meta de vendas para percorrer. É importante usar as métricas do Facebook para medir não só a quantidade de curtidas que a marca teve, mas o quanto dessas curtidas se transformaram efetivamente em vendas. Essas métricas são chamadas de indicadores de conversão.


 


3 — Crie postagens interessantes


 


Milhares de pessoas publicam postagens o tempo todo e você precisa ser muito interessante para se destacar. Por isso, só anunciar produtos à venda não é suficiente. É preciso instigar sentimentos por meio de conteúdo. Isso significa ensinar as pessoas a usar seu produto, publicar fotos bonitas ou postar memes, por exemplo. Testemunhos de consumidores que já compraram o seu produto ou serviço e listas dos produtos mais desejados para serem compartilhadas também são posts interessantes. Use uma linguagem que combine com o público que você quer atingir e prefira imagens de boa qualidade a textos longos.


 


4 — Planeje a regularidade dos posts


 


Publicar posts com regularidade é mais importante do que em grande quantidade. É importante fazer postagens sempre nos mesmos horários, adequados ao público-alvo de cada negócio.


 


5 — Invista em anúncios pagos


 


É bem difícil alcançar muitos clientes sem pagar por propaganda no Facebook. Por isso, vale a pena investir em posts por meio do Facebook Ads. Você pode investir a partir de 10 reais por post. A ferramenta permite criar campanhas bastante segmentadas, por isso é muito importante conhecer bem o seu público-alvo para não investir dinheiro à toa. “O grande erro de quem vende pelo Facebook é não direcionar os posts por faixa de idade, geolocalização e interesses do público-alvo”, orienta Celso Fortes.


 


Fonte: Exame – Editada