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3 regras simples para um atendimento excepcional ao cliente

Apoio ao Comércio


O bom atendimento é um grande desafio para todas as empresas, de quaisquer tamanhos e segmentos de atuação. O sucesso e perenidade das organizações em seus mercados têm nesse atendimento o seu fator crítico.


Define-se como jornada do cliente o caminho ou caminhos que seu cliente percorre durante o relacionamento com você, ou seja, qual o comportamento que ele demonstra no dia a dia das interações com sua empresa. Como ele compra, qual o canal utiliza, como ele usa seus serviços e como ele fala com você quando precisa de ajuda, por exemplo.


A experiência do seu cliente nessas atividades e nos diferentes canais tem sido entendida como fundamental para manutenção do interesse dele na sua empresa, durante a sua jornada.


Assim, se você deseja que seu cliente tenha uma experiência diferente e agradável em sua jornada com você, a recomendação é que evite presumir o que é diferente e agradável para seu cliente e procure entender o que ele espera de sua empresa e ofereça isso a ele.


1. Não generalize seus clientes


As expectativas do cliente variam quase sempre de grupo para grupo de clientes, assim como conceitos e posturas. Assim, tome muito cuidado para entender os grupos e prover experiências adequadas a cada um deles.


2. Tenha um produto compatível com a experiência oferecida


Em empresas que desenvolvem seus produtos e serviços, as premissas e processos para a experiência de clientes devem estar no topo do próprio processo de desenvolvimento.


Dessa forma, os pré-requisitos para a construção desta experiência estão presentes desde a própria concepção do produto. Dificilmente você poderá fornecer uma boa experiência a seu cliente se o seu produto não for compatível com ela.


3. Bom atendimento não é raridade: é costume


 Não se pode considerar em nenhuma hipótese o atendimento ou experiência do cliente como um diferencial. São pontos necessários para que um negócio possa se desenvolver nos dias de hoje.


Em qualquer segmento, seja qual o produto ou serviço que você pretenda fornecer, a garantia da boa experiência de seu cliente deve estar presente em toda sua jornada.


O cliente de hoje compara experiências. Ele busca a melhor. Quem não se preocupa com isso estará fora do mercado em pouquíssimo tempo.


Fonte: Exame – Editado