Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

2015 será um ano desafiador para os bancos

Apoio ao Comércio

Os bancos brasileiros enfrentarão uma pressão maior sobre a qualidade de seus ativos e maiores provisões para perdas de crédito em 2015, o que deve impactar a lucratividade do setor, afirma a Fitch Ratings no relatório “Bancos brasileiros se preparam para aumentar provisões num 2015 mais difícil”.


 


Um 2015 mais desafiador para as instituições financeiras brasileiras está se desenhando a partir de pressões negativas sobre o segmento corporativo, devido à demanda mais fraca, maior endividamento corporativo e menor liquidez.


 


Provisões para perdas de crédito (reserva que os bancos fazem para cobrir possíveis calotes) maiores em até 30% do que as de 2014 devem ser administráveis para a maioria dos bancos e ter impacto moderado sobre as suas classificações, levando em conta que capitalização, captação e liquidez permaneçam alinhadas às tendências históricas, segundo a agência.


 


A investigação sobre a Petrobras e a redução dos investimentos pela empresa aumentam a pressão sobre o setor bancário, diz a Fitch. Enquanto as receitas dos bancos crescem devido à alta das taxas de juros desde 2014, o desgaste na capacidade de pagamento dos tomadores aumenta pela mesma razão.


 


(Fonte: G1)