Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

1ª reunião do projeto Polo da Moda

Apoio ao Comércio


A primeira reunião do projeto “Polo da Moda”, que busca ampliar e consolidar o setor em Belo Horizonte, foi realizada nesta quarta-feira, 23 de janeiro, na sede da Belotur. O principal objetivo do projeto é estimular a cadeia produtiva da Moda, aliada a promoção turística.


A CDL/BH é uma das entidades apoiadoras da implantação do Polo da Moda na Capital e foi representada na reunião pelo Vice-presidente Administrativo e Financeiro, Anderson Rocha. Um dos destaques da pauta foi o Guia da Moda, desenvolvido pela CDL/BH em parceria com a Belotur.    


 


O Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Belotur, Gelton Pinto Coelho Filho, ministrou a reunião e relatou sobre o andamento de projetos do órgão como ônibus turístico, sinalização turística indicativa e interpretativa e sua relação com a moda. 


 


Em seguida o Diretor-Presidente da Belotur, Mauro Guimarães Werkema, fez uma apresentação sobre a nova formação de Belo Horizonte, em que o setor terciário desponta como o mais relevante e dominante do PIB da Capital Mineira. Ele citou o crescimento de polos que demonstram este aumento, tais como médico/saúde, gastronômico, tecnologia da informação e também o da moda.


 


Segundo o vice-presidente Anderson Rocha, esses dados evidenciam a importância da consolidação do setor da moda como um dos atrativos turísticos de BH. “Em toda a cidade existem mais de 10.000 estabelecimentos ligados à moda, destacando os conhecidos Polos da Moda do Barro Preto e do Prado, que recebem lojistas de vários estados brasileiros e, juntos, possuem cerca de 1.300 estabelecimentos”, afirmou Rocha.


 


Ele também citou outros pontos da Capital que despontam no setor, como as regiões do Centro, Lourdes, Savassi e Floresta. Para o vice-presidente, “a importância do segmento para a cidade, sugere estratégias de ação em prol do desenvolvimento desta cadeia, dentre elas a criação de mecanismos que tornem clara sua importância na cadeia nacional.”


 


Ao final da reunião foram definidos os próximos passos e ações necessárias para dar andamento no projeto. O diretor Gelton Coelho Filho sugeriu a criação de câmaras temáticas de acordo com temas específicos, conforme abaixo:


 


 


1) Legislação e Sustentabilidade (marco tributário e ambiental, indicadores e tendências, captação de recursos) 


 


2) Marketing Institucional (comunicação, bureau de turismo, moda e negócios – Centro de Referência da Moda)


 


3) Produção de Eventos 


 


4) Qualificação