107ª. Edição da NRF Big Show

A 107ª edição da NRF Big Show, o maior evento mundial do varejo, foi realizado do dia 14 a 16 de janeiro, em Nova Iorque, conta com 35 mil inscritos. A CDL/BH, representada por vice-presidentes, diretores e alguns colaboradores, participou do evento, juntamente com a delegação da CNDL. O evento focou sua abordagem esse ano para a economia do varejo.

O Executivo Chairman da Macys´s, maior loja de varejo do mundo, Terry Lundgren, foi o responsável por dar as boas-vindas ao evento, no dia 14. Em sua palestra, Lundgren destacou a importância do varejo para a geração de empregos nos Estados Unidos – um em cada quatro trabalhadores americanos está empregado no varejo. E 40% dos postos de trabalho no varejo são providos por pequenos varejistas.

A segunda palestra foi do presidente da Levi´s, James Curleigh, que chegou de bicicleta ao auditório principal do evento. Ele contou sobre os desafios para manter uma empresa de 150 anos com a alma de uma startup, preservando o relacionamento com seus fãs e conquistando novas gerações.

O domingo também foi marcado por palestras sobre como construir marcas fortes e transformar experiências do consumidor.

2º Dia de Palestras

No segundo dia da 107ª edição da NRF Big Show, a comitiva, formada por representantes da CDL/BH e CNDL, visitou de toda a feira. O principal objetivo foi conhecer os recursos tecnológicos apresentados e sua contribuição para os negócios. Merecem destaque nessa visita: importância da inteligência artificial para a tomada de decisões; necessidade de tornar simples e personalizado o processo de compra; e a informação como base para ser diferente, e criar uma experiência significativa.

Inovação e uso das tecnologias no varejo foram os temas das palestras do segundo dia do evento. John Jordan, da Total Wine e Mike Tippets da Hughes, apresentaram cases do varejo sobre o uso de meios e ferramentas de mídias digitais como forma de comunicar e influenciar clientes e colaboradores. A forma de realizar as compras, via tecnologias móveis, foi o tema da palestra do vice-presidente de serviços da internet da Apple, Jennifer Bailey. E para fechar o dia, Tracy Issel da Microsoft Corp contou como a Microsoft está transformando o futuro do varejo combinando as últimas inovações em torno da inteligência artificial, das tecnologias IoT e blockchain.

3º Dia de Palestras

O comportamento do consumidor deu a tônica do evento. Exigente, buscando conveniência, serviço e com a troca do “preciso comprar” por “eu quero comprar”, ele quer simplicidade e conveniência. Com um novo comportamento alguns tipos de venda atraem os consumidores. Um exemplo são as “lojas de showroom, como a Bonobos, por exemplo, em que o consumidor vai até a loja, experimenta o seu tamanho de roupa, coloca todas as suas preferências em um formato, define o estilo mais gosta e depois compra tudo online”, conta o colunista do Portal Mercado & Consumo, Eduardo Yamashita.

E nas compras online, nem sempre o cliente quer receber os produtos em casa. A modalidade comprar online e retirar na loja é uma das preferências da geração millennials, que nasceu entre 1980 e meados dos anos 1990, de acordo com uma pesquisa apresentada no evento pela WD (empresa de pesquisa). “Eles querem a conveniência do online, mas não querem pagar para receber esses produtos nas suas casas”, explica Yasmashita. O que ficou de lição é que as mudanças estão acontecendo e o perfil do consumidor está diferente. E quem não acompanhar essas mudanças, ficará para trás.

Fontes: Sites CNDL, Gouvea & Souza, Mercado & Consumo