Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Índice de confiança no comércio recua -1,2% em fevereiro

Apoio ao Comércio


 


O Índice de Confiança no Comércio (ICOM), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentou queda de -1,2% no trimestre compreendido entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014 em relação ao período imediatamente anterior. Embora negativo, o índice apresentou um resultado mais favorável em relação ao mês de janeiro, quando ficou em -1,6%, e também na comparação com dezembro de 2013, quando se estabelecera em -3,0%.


 


O melhor resultado apresentado em fevereiro se deve a uma melhora das perspectivas dos empresários em relação aos próximos meses. O Índice de expectativas do comércio (IE-COM), componente do ICOM, apresentou variação de 1,3% em fevereiro, percentual estatisticamente similar ao do mês anterior, de 1,4%.


 


Já o componente do ICOM que mensura a percepção dos empresários sobre o momento presente, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) continua apresentando resultados negativos, mas apresentou melhora ao passar de -5,5% em janeiro para -4,4% em fevereiro. Ainda de acordo com a pesquisa, 20,3% dos empresários consultados consideram o nível atual de demanda como forte e 20,5%, como fraca.


 


O aumento da inflação e da taxa de juros ao longo de 2013 e no início deste ano contribui para expectativas menos otimistas em relação ao crescimento do comércio em 2014. No ano anterior, o comércio belo horizontino apresentou crescimento de 4,61% segundo o Termômetro de vendas CDL-BH. Para este ano, a expectativa de crescimento é de 3,5%.