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A comunicação interna voltada para o resultado

Apoio ao Comércio


Como sermos eficientes neste ponto, sistematizar certas ações com foco no resultado e produtividade?



Todas as áreas da companhia devem gravitar em torno de metas. A grande vantagem da grande empresa sobre a pequena e a média é o foco constante em resultados, por meio de planejamento, responsabilidade clara, acompanhamento e cobrança:


 1 – Planejamento.


 – Planejar com cada área todas as variáveis que influem no resultado.


 – Produto, (estilo e compras) vendas, margens brutas, coberturas e aberto para recebimento;


 – Lojas: vendas, conversão, peças por atendimento e inventário;


– Administrativo e financeiro: despesas e orçamento.


 2- Responsabilização clara.


Não devemos ter mais de um responsável por cada área, evitando o “deixa que eu deixo”. As avaliações dos executivos devem ser baseadas em suas metas. Evite a enorme quantidade de conversas sem foco, palavras ao vento não valem nada. Só vale aquilo que está anotado.



3- Acompanhamento e cobrança.


– Três tipos de cobrança, relatórios, contatos individuais e reuniões. Relatórios devem ser muito poucos e devem caber em uma folha A4. Nele, gerenciais e não contábeis, além de linhas e colunas que sejam muito importantes. As reuniões devem ser feitas sempre no mesmo dia e horário, nunca mais do que duas horas, e não mais do que oito pessoas e quem executará tem que estar presente – hora para começar e hora para acabar.


Contatos individuais – assuntos não emergenciais devem ter reuniões rotineiras programadas idealmente, mesmo dia e mesma hora. É preciso comunicar as decisões às áreas envolvidas com o assunto. Essas comunicações devem ser feitas sempre por escrito.


Sistematização e planejamento são ferramentas para busca da eficiência no cotidiano, nossos negócios mais do que nunca carecem de resultados, como gestores foco é tudo no dia-a-dia.


Jean Paul Rebetez


(Fonte: GS&MD Gouvêa de Souza)