Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Alerta: mais um golpe na praça

Apoio ao Comércio


Estão sendo divulgados em sites anúncios que prometem retirar do cadastro de proteção ao crédito nomes de consumidores inadimplentes em troca de dinheiro.



Paga-se para recuperar o crédito e sair da lista de devedores.



O golpista pede à vítima todas suas informações pessoais e uma quantia exorbitante em espécie para, segundo o mesmo, excluir qualquer registro de inadimplência constante em cadastros de proteção ao crédito.



Alguns consumidores, também, alegam ter recebido e-mails, supostamente encaminhados pelo SPC Brasil, com comunicados de cobrança e notificações de protestos de débitos inexistentes. Informamos que o SPC Brasil não encaminha notificações de registros por e-mail e que seu domínio eletrônico, o que consta após a “@” em um endereço eletrônico, é @spcbrasil.org.br . Alertamos, ainda, que arquivos com extensão do tipo .rar. geralmente são compactados/executáveis que podem conter códigos maliciosos à serem executados assim que o destinatário tenta abrir/visualizar o link enviado.



A CDL/BH informa que seu arquivo de dados relativos a pessoas físicas e jurídicas tem por objetivo facilitar e dar maior segurança às operações mercantis, de serviços e instituições financeiras.



Para que um registro de inadimplência seja retirado do banco de dados SPC Brasil é imprescindível que o devedor efetue o pagamento de seus débitos.



Cumpre esclarecer que o prazo prescricional de publicidade do registro é de cinco anos, conforme §1º do art. 43º do Código de Defesa do Consumidor.  Todavia, importante lembrar que, mesmo após o término deste prazo a dívida continua existindo, podendo ser quitada a qualquer momento, o que prescreve é a disponibilidade da informação no banco de dados.