Alerta: mais um golpe na praça

Estão sendo divulgados em sites anúncios que prometem retirar do cadastro de proteção ao crédito nomes de consumidores inadimplentes em troca de dinheiro.
Paga-se para recuperar o crédito e sair da lista de devedores.
O golpista pede à vítima todas suas informações pessoais e uma quantia exorbitante em espécie para, segundo o mesmo, excluir qualquer registro de inadimplência constante em cadastros de proteção ao crédito.
Alguns consumidores, também, alegam ter recebido e-mails, supostamente encaminhados pelo SPC Brasil, com comunicados de cobrança e notificações de protestos de débitos inexistentes. Informamos que o SPC Brasil não encaminha notificações de registros por e-mail e que seu domínio eletrônico, o que consta após a “@” em um endereço eletrônico, é @spcbrasil.org.br . Alertamos, ainda, que arquivos com extensão do tipo .rar. geralmente são compactados/executáveis que podem conter códigos maliciosos à serem executados assim que o destinatário tenta abrir/visualizar o link enviado.
A CDL/BH informa que seu arquivo de dados relativos a pessoas físicas e jurídicas tem por objetivo facilitar e dar maior segurança às operações mercantis, de serviços e instituições financeiras.
Para que um registro de inadimplência seja retirado do banco de dados SPC Brasil é imprescindível que o devedor efetue o pagamento de seus débitos.
Cumpre esclarecer que o prazo prescricional de publicidade do registro é de cinco anos, conforme §1º do art. 43º do Código de Defesa do Consumidor. Todavia, importante lembrar que, mesmo após o término deste prazo a dívida continua existindo, podendo ser quitada a qualquer momento, o que prescreve é a disponibilidade da informação no banco de dados.