Cenário econômico brasileiro

A CDL/BH recebeu a visita do professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Wanderley Ramalho, nesta quinta-feira (29). Ele veio ministrar uma palestra sobre o cenário econômico atual e as perspectivas para 2016 durante a reunião semanal do Conselho Consultivo da Entidade.
Para o professor, o que é mais característico da crise atual é a imbricação intensa e profunda entre a política e a economia, como nunca visto antes. A consequência disso é que o ambiente de negócios precisa de confiança para poder investir e se desenvolver, o que não existe.
Ele defende que o país está sem foco, sem uma agenda mínima para tirar o país da recessão rumo ao desenvolvimento. Para Ramalho, o governo só tem apagado incêndios, agido pontualmente para resolver urgências, massacrando o restante, e até o momento não houve nenhuma declaração ou sinalização de um plano voltado para o crescimento econômico.
Neste contexto, Ramalho acredita que a sociedade tem papel importante no momento, para cobrar mais do governo e contribuir para a criação de estratégias para voltarmos ao caminho do desenvolvimento. E as entidades também são fundamentais. Elas devem ir além dos protestos contra isso ou aquilo, e propor projetos construtivos para o país.
Para 2016, as expectativas do economista não são boas, mas também não são as piores. Em sua opinião, o Brasil tem uma economia forte e está bem estruturado para se recuperar, mas isso ocorrerá lentamente.
Dálcia de Oliveira
Comunicação e Marketing da CDL/BH