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Quer empreender no varejo? Prepare-se para estes 6 desafios

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O empresário que quer empreender no varejo deve estar sempre apto para superar uma série de desafios: da carga tributária à falta de mão de obra qualificada, passando pela concorrência e pelas rápidas e constantes mudanças nos hábitos do consumidor.


1 – Concorrência


Antes de empreender, é preciso fazer um amplo estudo do mercado em que o interessado pretende atuar. Saber quem é e o que faz a concorrência deve ser prioridade para o empreendedor. O conhecimento do produto a ser comercializado é essencial, assim como entender e satisfazer as necessidades dos clientes.


2 – Mudanças no mercado


A velocidade da informação proporcionada pela internet pode fazer com que um produto ou uma tendência dure bem menos do que o esperado. Além disso, um produto com lançamento modesto pode se transformar em um hit instantâneo. É preciso que o empresário se atualize constantemente, participe de eventos relacionados ao mercado que pretende atuar etc.


3 – Impostos


Os desafios financeiros também devem ser levados em consideração. A instabilidade econômica do Brasil e as constantes mudanças na legislação tributária são apontadas como as maiores dificuldades enfrentadas por quem atua no setor. O empreendedor deve estar sempre atento aos impostos que incidem sobre o seu negócio e produto, bem como para os encargos trabalhistas. Tudo deve ser colocado no papel e analisado com frequência.


4 – Crédito


Boa parte dos empreendedores no varejo utiliza capital próprio quando efetua a abertura do negócio. Mas quem não tem capital próprio depende das linhas de crédito, sejam oficiais ou privadas. E aqui surgem outras preocupações: os altos juros e a burocracia para se conseguir crédito.


5 – Mão de obra


Outro desafio enfrentado pelo empreendedor no varejo diz respeito à mão de obra. No Brasil o custo é alto e em contrapartida a oferta de mão de obra especializada e qualificada é baixa. O treinamento e qualificação de funcionários, muitas vezes, é dispendioso para o empresário, que ainda corre o risco de perder mão de obra qualificada para a concorrência. Geralmente, quem atua no comércio – como micro ou pequena empresa – inicialmente contrata e treina parentes mais próximos para trabalharem na loja.


6 – inadimplência


A inadimplência dos clientes é outro ponto a ser levado em consideração, principalmente em tempos de instabilidade econômica.


 


Fonte: Revista Exame –  Escrito por Renato Kuyumjian, especialista em empreendedorismo