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Principais conceitos abordados na NRF de 2016
Apoio ao Comércio

Em parceria com a CDL/BH, a Gouvêa de Souza – GS&MD, realizou no dia 29 de março, na sede da Entidade, o seminário Pós-Big Show, com um resumo de tudo que foi apresentado na NRF (National Retail Federation), o maior evento de varejo do mundo, que aconteceu em Nova Iorque no início deste ano.
Fez parte da programação uma palestra ministrada pelo fundador e diretor da GS&MD, Marcos Gouvêa, sobre os oito conceitos-chave mais citados na NRF. São eles:
Personalização massificada
Ao longo do tempo, tudo foi massificado para atender todos os consumidores. Hoje é o contrário, existe uma tendência a personalização, mas em grande escala, permitida pela tecnologia, de forma que o consumidor se sinta único.
Mobilização
Este conceito refere-se a força que a tecnologia móvel traz para o mercado. o número de smarphones crescem no Brasil vertiginosamente, transformando o mercado, pois com mais acesso a informação, o consumidor ganha poder sem igual. Quem entra na sua loja hoje, pode ter mais informação sobre os produtos do que seus vendedores.
– Premiunização
É a ideia de que o consumidor evolua em busca de produtos premium, mesmo diante da recessão. Basta observarmos o espaço que os supermercados têm destinados às cervejas artesanais e importadas ou aos cafés gourmets para percebermos como essa tendência ganha força.
Mentalização
É um conceito advindo da palavra em inglês “ment”, sobre os Millennials, a geração nascida a partir dos anos 80 que precisa de uma razão e identificação para se engajarem com uma marca. Eles não compram por uma motivação econômica, precisam de um propósito maior para fazê-lo.
Inspiração pelas histórias
Consumidores procuram referências sobre uma marca no passado para validarem o consumo. Como exemplo, podemos citar a Bauducco, que evoca sua história familiar para agregar valor à marca
– Revitalização
São as referências do passado, como o design vintage, por exemplo, mas com outra proposta, aliado à tecnologia.
Milenização
É a geração de novos consumidores, de 14 a 35 anos, os Millennials, que ganha força e relevância, com crescente participação no mercado de consumo do mundo. No Brasil, já representam 31% dos consumidores e esse número tende a crescer nos próximos anos. Essa geração, que incorpora tecnologia e mobile, transforma o comportamento do mercado e criam caminhos para as próximas gerações. Para eles, a experiência é mais importante que o consumo pelo consumo.
Ecossistemas Competitivos
São todas as formas de integração de competências, complementação de recursos e geração de elementos para atuação conjunta, que permitem sinergias e alternativas para oferta de soluções diferenciadas e inovadoras. Em suma, é a integração de lojas, marcas e produtos para aumentar a competitividade no mercado.