Nova paralisação está prevista para esta sexta-feira, 30 de junho

Vários setores e instituições da sociedade informaram que devem participar de paralização nesta sexta-feira, sob justificativa de ser ato contra as Reformas da Trabalhista e da Previdência. Serviços básicos à população, como o transporte público, podem ser impactados. Saiba como você deve proceder na sua empresa:
1. O comércio funcionará, normalmente, e não há previsão de paralisação.
2. Até o momento não houve confirmação ou informação oficialmente divulgada sobre paralisação do transporte rodoviário em Belo Horizonte. Mas se o transporte coletivo não estiver atendendo à população, caberá ao empregador procurar meios de buscar e levar seus empregados ao trabalho.
3. Se o empregado faltar ao trabalho, comprovadamente pelo motivo de não haver transporte coletivo, o empregador não poderá descontar o dia de trabalho e nem o repouso semanal remunerado.
4. Se houver funcionamento mínimo e o empregado se atrasar, o empregador não poderá aplicar penalidades ao empregado.
5. A convocação do sindicato para a paralisação não é motivo justo para a falta do empregado ao serviço.
6. Se o empregador optar por não abrir o comércio no dia da paralisação (sexta-feira), não poderá exigir do empregado a compensação deste dia, por se tratar de sua liberalidade.
7. Diante da possibilidade de paralisação do serviço bancário, recomenda-se a antecipação de pagamentos que recaírem nessa sexta-feira.