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Como fazer promoções e liquidações de sucesso

Apoio ao Comércio

Não é segredo para nenhum lojista que duas das coisas que os brasileiros mais gostam na hora de ir às compras são uma boa promoção e liquidação. Quem não quer pagar menos nos produtos e serviços que tem interesse? Porém, se para os consumidores o importante é o valor final e a porcentagem de desconto, para os lojistas pode ser um grande problema definir como e quando realizar uma época de promoções que realmente traga lucros e sustentabilidade, desde o nível dos estoques até a organização estética do ponto de venda e a capacidade de atendimento a um maior público.


 


Seguem cinco dicas estratégicas para ajudar os lojistas e empresários, especialmente na época de festas de fim de ano e férias de verão.


 


1 – Avaliar o estoque


 


O importante é avaliar os estoques de forma realista e não simplesmente armazenar sobras dos produtos comprados para as datas comemorativas já pensando em futuras promoções. Esses produtos podem ficar parados, comprometendo o caixa e causando prejuízos. Porém, caso isso ocorra, o ideal é realizar promoções agressivas, podendo até mesmo vender abaixo do valor de custo.


 


2 – Treinar e motivar a equipe


 


Deve-se treinar a equipe de vendas, analisando a capacidade dos vendedores de atender uma possível maior demanda.


3 – Organizar o ponto de venda A questão estética do ponto de venda não pode ser ignorada. Organizar a loja facilita as compras dos consumidores e melhora a produtividade dos vendedores. Para que isso ocorra, os lojistas devem pensar em uma boa exposição dos produtos com descontos. Assim, quem entrar na loja, vai encontrar com facilidade. Criar uma identidade visual para os produtos que estão em liquidação também é uma estratégia, com etiquetas em cores vivas que sejam facilmente identificadas. As mensagens e regulamentos das promoções devem ser visíveis e de fácil entendimento, caso contrário os lojistas podem enfrentar problemas na hora dos consumidores irem ao caixa e realizarem o pagamento.


 


4 – Criar estratégia de marketing digital


 


O marketing digital pode funcionar como um grande impulsionador das lojas físicas e não apenas do e-commerce. Os lojistas não devem ignorar a divulgação por meio das redes sociais, hotsites e, até mesmo, aplicativos de mensagens instantâneas. Assim, além de levar clientes até as lojas, os empresários podem montar uma base de dados com o perfil


dos clientes e elaborar ofertas mais direcionadas.


 


5 – Ser criativo


 


Ninguém conhece mais o seu negócio do que você, lojista. Assim, é fundamental ser criativo na hora de elaborar promoções. Estude com afinco como lojas do seu setor estão utilizando esse recurso, não só no Brasil, mas também em outros países. E, além de ser criativo para criar as promoções, tem que ser também na hora de saber utilizar o retorno


financeiro derivado das liquidações. Se bem administrados, podem servir para comprar novas mercadorias.


 


Fonte: Revista Varejo SA