Você conhece a origem dos boletos de cobrança que recebe em sua empresa?

Recentemente alguns Associados têm informado à CDL/BH sobre cobranças indevidas de boletos de cobrança, e esse fato merece muita atenção.
A dinâmica da cobrança acontece da seguinte forma:
O lojista formaliza pedido normal ao seu fornecedor, e, posteriormente recebe o boleto para pagamento, de acordo com o valor e demais condições previamente estabelecidos.
Posteriormente, o lojista recebe outro boleto, contendo os mesmos dados do seu "suposto"fornecedor, porém, com a opção de pagamento com um desconto, para pagamento na mesma data, ou com outros benefícios. Isso é uma fraude.
Diante dessa situação, o lojista acaba pagando o boleto com o desconto, porém para terceiro (que se passou por fornecedor), que arquitetou o golpe. Assim o lojista tem prejuízo e ainda continua devendo o valor para o seu real fornecedor.
Não se tem notícia de como ocorre a interceptação de informações e coleta de cobranças de fornecedores, e por isso, todo o cuidado deve ser tomado para que o lojista não seja mais uma vítima.
Assim, recomenda-se que, em eventual dúvida sobre um boleto de cobrança ou o recebendo de dois boletos referentes ao mesmo pedido de compra, o lojista deve entrar em contato com o seu fornecedor e confirmar o número identificador que consta no boleto, e as condições oferecidas, código de barras, etc., evitando-se o pagamento indevido.
Fonte: Departamento Jurídico – CDL/BH