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Comércio varejista de BH
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Belo Horizonte, 12 de abril de 2012 – O aumento do nível e da oferta de emprego aliado à queda da taxa de juros contribuiu para que o comércio varejista de Belo Horizonte apresentasse no mês de fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2011, crescimento de 2,99%.
Papelarias e Livrarias foi o setor que apresentou maior crescimento nesta base de comparação (Fev.12/Fev.11): 5,2%. Em seguida estão os setores: tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+3,38%); veículos novos e usados / peças (+3,16%); ferragens, material elétrico e de construção (+2,18%); produtos farmacêuticos (+1,75%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+1,37%); supermercados e produtos alimentícios (+1,1%); combustíveis e lubrificantes (+0,86%) e artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (+0,13%).
Na comparação com o mês anterior (Fev.12/Jan.12) houve uma queda de 0,11% nas vendas. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci, explica que historicamente o mês de fevereiro apresenta volume de vendas inferior a janeiro. “Menor número de dias úteis devido à comemoração do carnaval contribuiu para esta queda”, afirmou.
Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação (Fev.12/Jan.12) foram: Papelarias e Livrarias (+6,24%); ferragens, material elétrico e construções (+2,59%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+1,92%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+0,39%). Apresentaram queda os seguintes setores: veículos novos e usados / peças (-4,61%); produtos farmacêuticos (-0,88%) e supermercados e produtos alimentícios (-0,27%).
Acumulado – Nos dois primeiros meses do ano o varejo da capital mineira acumulou crescimento de 2,62%. “O resultado deve-se a fatores que vêm atuando no sentido de favorecer o consumo dos brasileiros como emprego estável, aumento da massa salarial, ampliação do crédito para pessoas físicas e medidas do governo de desoneração fiscal para incentivar a produção industrial e o consumo”, afirmou Falci.
Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação foram: produtos farmacêuticos (+9,29%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+4,73%); ferragens, material elétrico e de construção (+3,17%); papelaria e livrarias (+2,62%); combustíveis e lubrificantes (+1,76%) e artigos diversos (+0,29%).
Nos últimos doze meses (Mar.11-Fev.12 / Mar.10-Fev.11) o crescimento foi de 3,53%. “Esta base traduz a tendência do comércio varejista”, afirmou o presidente da CDL/BH. “Essa expansão é resultado do movimento de recuperação da economia nos meses iniciais de 2011 em relação a 2010, ano que o Brasil ainda sofria os impactos ocasionados pela crise mundial”, acrescentou.
Desempenho das vendas
Mês/Ano |
Síntese dos resultados (%) |
||
Fev / Jan |
Fev / Fev |
(Mar-Fev) / (Mar-Fev) |
|
1997 |
-8,0 |
-6,9 |
+0,8 |
1998 |
-8,1 |
-6,3 |
-6,2 |
1999 |
-14,8 |
-14,8 |
-12,9 |
2000 |
+13,8 |
+36,3 |
-7,5 |
2001 |
-5,0 |
+2,6 |
+9,3 |
2002 |
-6,8 |
-4,7 |
-1,0 |
2003 |
+14,5 |
+24,7 |
+4,9 |
2004 |
-11,8 |
-2,4 |
-3,6 |
2005 |
-7,8 |
+21,2 |
+16,7 |
2006 |
-10,3 |
-2,8 |
+3,5 |
2007 |
-4,2 |
+18,9 |
+7,6 |
2008 |
-3,5 |
+8,7 |
+5,6 |
2009 |
-6,2 |
-0,9 |
+1,8 |
2010 |
-3,4 |
+8,9 |
+4,1 |
2011 |
-1,9 |
+4,7 |
+5,9 |
2012 |
-0,11 |
+2,99 |
+3,53 |