Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

PIB cresce 2,1% em Minas

Apoio ao Comércio


Segundo o Centro de Estatística e Informações (CEI) da Fundação João Pinheiro, o Produto Interno Bruto de Minas Gerais cresceu 2,1% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao quarto trimestre de 2011. Os setores de agropecuária e indústria sofreram variações negativas na ordem de -1,0% e -0,2%, respectivamente, enquanto o setor de serviços apresentou crescimento de 2,8%.


O resultado negativo no setor de agropecuária se deve, de acordo com a FJP, pelo grande volume de chuvas no mês de janeiro, prejudicando as plantações de produtos agrícolas relevantes para a economia do Estado, como soja, banana e feijão. Além disso, houve também queda na produção metalúrgica, que implicou na redução de demanda por carvão e lenha, afetando, consequentemente, o segmento de extrativismo vegetal.


A queda apresentada pela indústria, por sua vez, é resultado do fraco desempenho nos segmentos de extrativismo mineral (-4,4%), e indústria de transformação (-1,9%), mas compensado pelo crescimento verificado na construção civil (+3,9%) e produção e distribuição de eletricidade, gás, água e limpeza e urbana (+5,5%). 


Já em relação ao aumento de 2,8%  no setor de serviços, a FJP avalia que o segmento de transportes apresentou o maior crescimento, atingindo variação de  6,2%, seguido de Administração Pública (+3,5%), Comércio (+2,7%), e Aluguéis (+2,2%). Segundo a FJP, o comércio em Minas revelou taxas elevadas de crescimento até o terceiro trimestre de 2011, e a partir daí, começaram a se desacelerar, apesar de permanecerem positivas. O aumento de 2,7% no primeiro trimestre deste ano é, portanto, sinal de recuperação em relação ao cenário dos últimos meses do ano anterior.