Visita da presidente Dilma Rousseff a Belo Horizonte

Atuação Social

Acompanhada de ministros, do governador Antonio Anastasia (PSDB) e de lideranças empresariais, a presidente assinou, na manhã desta terça-feira, termo de cooperação entre os governos federal, estadual e o setor privado que irá permitir ao Brasil, depois de mais de uma década, voltar a produzir insulina humana para o tratamento de diabéticos, que no país somam quase um milhão de dependentes do medicamento. A parceria vai dar condições à retomada da produção de insulina humana pelo laboratório privado Biomm Techonology.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a iniciativa não só irá beneficiar com a distribuição gratuita do medicamento. Ele destacou ainda que a nova fábrica vai ampliar as oportunidades de trabalho em um mercado – o de produção de medicamentos, equipamentos e oferta de serviços de saúde-, representa 9% do PIB brasileiro e que emprega ainda 10% dos trabalhadores com formação universitária. O ministro ainda destacou que esse mercado é responsável por um terço dos investimentos feitos no país na área de inovação tecnológica.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse que o evento estava sendo aa oportunidade para a “celebração da retomada da política industrial no Brasil”. Pimentel lembrou que o fechamento da então Biobrás, da qual da Biomm é fruto da sua cisão em 2002, só aconteceu em função “de uma circunstância da política econômica”, sem citar o responsável por essas diretrizes, traçadas então pelo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), afirmou que a retomada da produção da insulina humana por uma fábrica brasileira “manifesta a parceria entre os governos federal, estadual, a universidade e o setor privado em um setor estratégico para o país”. Anastasia ainda ressaltou que “o espírito federativo da presidente move todos os governadores do país”. O governador ainda destacou ainda que a parceria firmada na manhã desta terça-feira é mais “um passo importante, do esforço de Minas Gerais na nova economia do país”.

O laboratório para a fabricação da insulina será construído em Nova Lima (MG) e é resultado de uma parceria da Fiocruz com empresas do Brasil e da Ucrânia. A previsão é que a produção chegue ao nível pleno em três anos.

Fonte: Portal Uai