Segurança na Copa do Mundo

Atuação Social

A primeira reunião do Conselho Consultivo da CDL/BH de 2014 foi realizada nesta quinta-feira, 06 de fevereiro, na sede da Entidade e contou com a participação do Assessor de Segurança e Inteligência da Secopa, (Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo), o Coronel da Polícia Militar Wilson Chagas e também do Gestor Estratégico da Copa 2014 pela Polícia Militar, o Coronel Antônio Bettoni.

Antes de explanarem algumas estratégias que serão usadas pela PM durante a Copa do Mundo, o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou o apoio da Entidade. “Nós estamos envolvidos, sabemos dos desafios para esta Copa no Brasil, queremos deixar claro que a CDL/BH está apoiando a Polícia Militar e vocês podem contar conosco no que for preciso”. Apesar disso, o presidente também deixou claro o posicionamento da Entidade. “Nós iremos apoiá-los, mas se for necessário cobrar soluções, também não deixaremos de fazê-lo”, pontuou.

O Coronel Chagas, que é coordenador do Núcleo de Operações e Inteligência da PM, disse que um grande trabalho de bastidores vem sendo realizado para planejar ações que minimizam os riscos. Ele apresentou o Plano Integrado de Operações para Grandes Eventos, expondo algumas das estratégias que vem sendo planejadas e colocadas em prática para o Mundial.

De acordo com o coronel, uma dessas estratégias é o videomonitoramento dos locais com os maiores fluxos de turistas durante a Copa, como o Mineirão, pontos turísticos, hotéis, aeroportos, centros de treinamentos. “Teremos também a manutenção das câmeras de segurança em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, para o monitoramento das delegações, turistas e população”, afirmou.

Durante a Copa, será colocado em funcionamento o Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública, com a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle. O espaço será uma central de compartilhamento de informações das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, além de órgãos federais, ao todo 32 instituições reunidas. O objetivo é a análise e planejamento das informações compartilhadas para tomada de decisões rápidas.

“Talvez o maior legado que teremos depois da Copa será esse Centro Integrado, que ficará disponível para a população”, explicou o Cel. Wilson. Outros legados que a Copa também deixará foram citados, como a reforma da delegacia de eventos, helicópteros com imageador aéreo, que são câmeras instaladas na base para captação de imagens de longa distância, aquisição de novos carros e motos e três veículos com plataforma de observação elevada, capazes de consultar bancos de dados, buscando informações de identificação de pessoas. “Temos o projeto de capacitação, com previsão de mais de 20 mil vagas de treinamento para policiais, somente esse ano serão 4.800 deles, nenhum Estado terá isso, com diversos cursos, inclusive na forma de tratamento com o cidadão,” expos Cel. Bettoni.

Segundo o Cel. Wilson, as previsões e atitudes são as mais tranquilas para o mundial. Segundo ele, todas as medidas estão sendo tomadas seguindo o modelo internacional de segurança para que a Copa do Mundo no Brasil seja um sucesso.

Bráulio Filgueiras
Comunicação CDL/BH