Perfil Profissional versus Empresário

Atuação Social

Os jovens empresários do CDL Jovem receberem na reunião quinzenal do grupo a assessora jurídica da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais – FCDL-MG e consultora de direito empresarial, Sara Sato. A reunião foi realizada na quarta-feira, 19 de agosto, na CDL/BH. A assessora apresentou a palestra Perfil Profissional versus Empresário.

Segundo Sara, o empresário, em seu cotidiano, possui diferentes tipos de relações, sejam elas jurídicas ou mesmo de relacionamento. O tratamento realizado com seus fornecedores é feito de uma forma, com os empregados, de outra, com os órgãos públicos de uma maneira e com os consumidores de outra, totalmente diferente.

Apesar disso, a assessora explica que mesmo diante de diversos relacionamentos, é possível traçar o perfil de um empreendedor, por meio de suas características predominantes. Então, ela questionou o grupo de jovens empresários. “Que tipo de perfil comportamental vocês possuem?” Para eles descobrirem quais são, Sara aplicou um teste para o grupo.

No teste, são apresentados quatro tipos de perfis comportamentais, de acordo com os nomes de quatro animais, que são a águia, o gato, o lobo e o tubarão. Cada perfil apresenta seus comportamentos típicos, pontos fortes, pontos de melhorias, motivações e valores. A diretora do CDL Jovem, Raquel Bravo, proprietário da rede de sorveterias Saladas se surpreendeu com o resultado do teste. “Na adolescência, na época do vestibular, quando fiz aqueles testes de aptidão profissional, deu um resultado completamente diferente de agora. Como eu tenho que liderar tudo na minha empresa, eu acredito que ao longo do tempo mudei de acordo com a necessidade”, justificou.

Sara Sato disse que o teste serve para o profissional se descobrir e se auto-avaliar. “Como nós podemos trabalhar ou melhorar algum ponto comportamental que precisa ser aperfeiçoado? Se seu resultado deu tubarão, por exemplo, e você constatou que realmente só pensa em dinheiro, o que você pode fazer para amenizar isso?”, questiona a assessora.

E você ficou curioso para fazer a sua auto avaliação? No site do Instituto Brasileiro de Coaching, tem o teste disponível. Acesse-o pelo link abaixo.

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing da CDL/BH