Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Perdeu ou teve os documentos roubados? Serviço da CDL/BH protege o consumidor para que dados não sejam utilizados indevidamente

Atuação Social

Para reduzir o risco de ter os dados pessoais usados por golpistas, quando ocorre o extravio ou roubo de documentos e cheques, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) disponibiliza o SOS Cidadão. Gratuito, o serviço é de utilidade pública e, ao acioná-lo, o consumidor evita que seus documentos sejam utilizados indevidamente no comércio, em qualquer lugar do Brasil. Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, os cidadãos que têm seus documentos perdidos ou furtados estão mais suscetíveis a golpes e até mesmo prejuízos. “Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para aumentar a probabilidade de se ser vítima de uma fraude”, comenta. Em épocas nas quais o número de pessoas nas ruas é maior e a atenção com os próprios pertences está menor, como no Carnaval e em outros feriados prolongados, esse risco aumenta.

Para utilizar o serviço, o consumidor deve, em primeiro lugar, procurar a Delegacia de Polícia Civil e fazer uma ocorrência. “Em caso de perda ou roubo do cheque, o cancelamento deve ser junto ao respectivo banco. Já no caso do cartão, deve-se informar à administradora”, explica o presidente da CDL/BH.

Criado em 1998, o SOS Cidadão recebe, em média, 240 inclusões por mês. Em 2018 foram realizadas 2.872 inserções no serviço. Só em janeiro de 2019 foram 239 cadastros.