Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Novembro Azul

Atuação Social

O mês de novembro é dedicado aos homens, mais especificamente à conscientização daqueles com mais de 45 anos sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, segunda maior causa de mortalidade entre a população masculina no país. Por meio da iluminação especial em monumentos e prédios e outras ações, a Campanha Novembro Azul está presente em várias partes do mundo e Minas Gerais participa pela segunda vez, por meio da Secretaria Estadual de Saúde.


 


Em 2015, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lança a campanha “Saúde é Atitude! Campanha de Promoção à Saúde do Homem”. A proposta é conscientizar os homens acerca das boas práticas de saúde que contribuem para melhorar a qualidade de vida e que podem estimular hábitos saudáveis.


 


Entre as ações planejadas, haverá a distribuição de laços azuis e folders informativos que servirão de apoio para palestras, encontros e seminários com os mais diversos parceiros da sociedade. Ainda, alguns prédios públicos de Belo Horizonte, como o do Palácio da Liberdade e o Museu de Artes e Ofícios, terão a iluminação azul como forma de estimular a conscientização da população em torno da campanha.


 


Como está a sua saúde?


 


Você faz algum acompanhamento médico? Tem pressão alta? Diabetes? Realiza exames periodícos para saber se está tudo bem? Saiba que é muito importante procurar uma Unidade de Saúde caso você perceba qualquer alteração. Conhecer o próprio corpo é fundamental! Não tenha medo de procurar um profissional de saúde. 


 


Os homens de forma geral vivem em média sete anos a menos do que as mulheres. Acham que nunca vão adoecer e por isso não cuidam da saúde. Só buscam o serviço de saúde quando o problema está em estágio avançado, demandando procedimentos mais caros e onerosos aos cofres públicos.


 


Homens apresentam maior risco para doenças cardiovasculares, respiratórias, digestivas, cânceres, colesterol elevado, diabetes, pressão alta e tendência à obesidade. Entre os homens, 21% convivem com a hipertensão arterial. Outros fatores de risco associados à hipertensão são alimentação pouco saudável, tabagismo, sedentarismo, diabetes e obesidade. Por isso, manter hábitos de vida saudáveis e procurar os serviços de saúde frequentemente é fundamental.


 


Veja algumas dicas simples que podem tornar a vida muito mais saudável:


 


– Mantenha uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais.


 


– Evite alimentos ricos em gordura, principalmente os de origem animal como salsichas, carnes gordurosas e embutidos.


 


– Pratique atividade física regularmente


 


– Faça os exames de rotina com frequência (pressão arterial, glicemia, colesterol, etc.)


 


– Procure os serviços de saúde frequentemente ou sempre que precisar, e não somente quando estiver doente


 


– Fique livre do cigarro e evite o consumo excessivo de bebidas alcóolicas


 


– Seja cauteloso na direção, use os equipamentos de segurança como cinto e capacete e, se dirigir, não beba


 


– Previna-se: faça sexo só com camisinha.


 


Fonte: http://www.saude.mg.gov.br/