Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Mobilidade Urbana

Atuação Social


Em Belo Horizonte, 53% das pessoas, aproximadamente, utilizam o transporte coletivo nos seus deslocamentos diários. A cidade possui uma frota superior a um milhão de veículos, dos quais 71% são automóveis. Números que ilustram a importância do tema mobilidade para o desenvolvimento sustentável da capital mineira.


Não é sem motivo, então, que garantir a mobilidade e a acessibilidade em todo o espaço metropolitano é um dos principais componentes da Estratégia de Longo Prazo de Belo Horizonte. A integração das redes, o gerenciamento da demanda e a qualidade dos serviços de transporte público são indicados como os principais caminhos para essa conquista.


O Plano de Mobilidade de Belo Horizonte (PlanMob-BH) reúne as orientações para que a Prefeitura atue de forma a atender as necessidades atuais e futuras de mobilidade da população. O conceito que orienta esse trabalho envolve, ainda, preocupações com a inclusão social, sustentabilidade ambiental, a gestão participativa e a democratização do espaço público.


Com base nessas referências, o Plano de Mobilidade de Belo Horizonte foi desenvolvido a partir de uma detalhada análise das condições atuais tanto da cidade quanto da inter-relação entre esta e os demais municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), em termos dos fluxos de pessoas e mercadorias nos diversos modos de transporte, incluindo os não motorizados.


Para melhorar o serviço de transporte coletivo, a Prefeitura de Belo Horizonte está implantando o sistema BRT (sigla em inglês para Transporte Rápido por Ônibus) com corredores na Área Central, Antônio Carlos/Pedro I e Cristiano Machado e ampliando o metrô, em parceria com os governos federal e estadual. Também estão sendo incrementadas as ciclovias, no programa Pedala BH, e modernizado o controle de tráfego.


 


Fonte: Portal PBH