Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Mensagem para a Rio+20

Atuação Social


O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, fará entrega da Mensagem do Congresso Mundial do ICLEI para a Rio+20 para a Organização das Nações Unidas (ONU), na quinta-feira, 21, durante o “Global Town Hall – Cities Leadership for the Urban World 2030”, evento integrante da programação da Conferência, a ser realizado a partir das 11h30, no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca.


Além disso, o prefeito participa de outros momentos da programação da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20. Está prevista a presença na Cúpula com os Prefeitos, uma assembleia plenária de municípios que integram redes internacionais. A abertura do evento, no dia 20, também está na agenda, assim como a assinatura de entendimentos para a adoção de novas ações sustentáveis em Belo Horizonte.


A mensagem foi aprovada pelos congressistas neste domingo, 17/06, último dia do Congresso Mundial do ICLEI 2012. No documento, reivindicam que os governos locais sejam de fato atores governamentais na Organização das Nações Unidas (ONU), com reconhecimento, voz e acesso direto aos fundos nacionais e internacionais para o desenvolvimento sustentável, além de outras ponderações.


Os participantes do ICLEI propõem, ainda, o reconhecimento que este é um século das cidades e que, nos próximos 40 anos, a expansão da capacidade urbana será equivalente à que ocorreu nos últimos 4.000 anos, apresentando desafios sem precedentes e oportunidades para redesenhar e transformar a vida urbana.


Parte da programação do Congresso do ICLEI, Limpa Brasil faz mobilização pela Limpeza Urbana


Uma grande mobilização em torno da limpeza urbana, com a participação de vários voluntários. Assim foi o Limpa Brasil – Let’s do it em Belo Horizonte, no domingo, dia 17, evento que integrou a programação do Congresso Mundial do ICLEI em Belo Horizonte Voluntários espalhados por toda a cidade recolheram o lixo deixado nas ruas pelos moradores da capital. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre o lixo descartado irregularmente no espaço público e incentivar a prática da separação e coleta de resíduos recicláveis.


A abertura do Limpa Brasil foi na Praça do Sol, dentro do Parque Municipal. A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) instalou na avenida Afonso Pena, em frente à entrada principal do parque, o Lixômetro, uma caixa transparente feita de policarbonato, usada em eventos educativos. Mais do que ser um ponto de deposição do lixo recolhido pelos voluntários do Limpa Brasil, a intenção era também sensibilizar os visitantes da Feira de Artes e Artesanato da Avenida Afonso Pena, que acontece ali todos os domingos e gera cerca de 4,5 toneladas de resíduos.


Para facilitar o recebimento dos materiais e aumentar a participação de colaboradores, foram instalados seis pontos de entrega na área do Hipercentro, outros nove em escolas de todas as regiões da capital, além de seis tendas montadas no Parque das Mangabeiras, local de encerramento da programação. Os voluntários conseguiram recolher 2.030 quilos de material reciclável que foram doados às associações e cooperativas de catadores integrantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte.


Consciente da necessidade de se mudar os hábitos em relação à destinação do lixo, Elenice Lopes se sentiu motivada a participar do Limpa Brasil. “Eu vi o anúncio da campanha no ônibus e acho que a cidade está muita suja. Todos os brasileiros deveriam participar, aproveitar o material reciclável e não jogar lixo no chão”, disse. O bancário Jason Fraga, acompanhado da esposa e do filho, viu no evento uma oportunidade para conscientizar tanto adultos quanto crianças. “Através da divulgação no meu trabalho resolvi participar, principalmente por causa do meu filho”, afirmou.


Projeto


O projeto nasceu na Estônia, na Europa, e já atingiu quase 20 países. Foi trazido para o Brasil pela empresa Atitude Brasil, com a colaboração da Unesco. Aqui, devido à extensão territorial e ao hábito ainda muito enraizado de jogar lixo fora do lixo, a iniciativa é voltada, principalmente, para a conscientização da sociedade civil, motivo pelo qual terá duração total de dez anos. “A proposta desse movimento não é apenas limpar as cidades, mas conscientizar a população sobre os problemas de jogar lixo fora do lixo e incentivar a mudança de atitude. Trata-se de um projeto de educação, de valorização da cidadania e de respeito ao próximo”, afirmou Marta Rocha, diretora executiva da Atitude Brasil.


O Limpa Brasil teve o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), e fez parte da programação do Congresso Mundial do Iclei, realizado em Belo Horizonte entre os dias 14 e 17 de junho. O encerramento da ação foi com um show de Toni Garrido e Flávio Venturini no Parque das Mangabeiras.