Lançamento do Auxílio-Educação para municípios de Minas Gerais

Atuação Social

Uma iniciativa da CDL/BH apresentada ao Governo de Minas Gerais acaba de se transformar em realidade com apoio do Sebrae-MG e a Associação Mineira de Municípios (AMM), é o auxílio-educação. O projeto foi lançado nesta quarta-feira, 18 de novembro, na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). O vice-presidente da CDL/BH, Marco Antônio Gaspar representou a entidade no lançamento.

O auxílio-educação é uma nova forma dos municípios disponibilizarem aos alunos da rede pública de ensino o material escolar no início de cada ano. Ao invés de fazerem licitação e comprarem os kits escolares, que posteriormente são entregues aos alunos, as prefeituras repassam o valor diretamente para os pais dos estudantes, em forma de cartão, voucher ou mesmo por meio de algum software.

O vice-presidente da CDL/BH explicou os benefícios da implantação do auxílio-educação. “Se beneficiam os alunos que, junto com seus responsáveis, poderão escolher seus próprios cadernos, canetas, mochila e outros itens. Eles poderão escolher um material de melhor qualidade e de forma mais rápida. Se beneficia também o comércio local que ampliará seu faturamento, gerando mais emprego e renda”, explicou Gaspar.

O presidente da AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, afirmou que o auxílio-educação é um projeto que “vai cumprir com toda a legislação, fomentar a economia local e sem burocracia”. Apesar disso, ele alertou sobre a importância de envolver os prefeitos na disseminação do projeto. “Para o envolvimento das pequenas cidades, teremos que informar para os prefeitos, sermos persistentes e mostrarmos para eles que o projeto é vantajoso”, disse Júlio.

Anderson Cabido, diretor de operações do Sebrae-MG, aproveitou para fazer a ligação do auxílio-educação com o Movimento do Compre do Pequeno Negócio. “É importante cada vez mais gerarmos essa sinergia para que a produção de riqueza fique em nosso Estado, para fixar renda nos municípios e injeção dinheiro na economia local. Esse apoio aos pequenos negócios é fundamental e indispensável e o Sebrae-MG se orgulha em participar”, enfatizou. Cabido.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso, lembrou  que o projeto do auxílio-educação surgiu a partir da proposta da CDL/BH durante a participação no Fórum Permanente Mineiro das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Fopemimpe). Ele citou também uma realidade atual que o auxílio-educação pode mudar. “A maioria das licitações feitas pelas nossas prefeituras, quem ganham são os estado do sul do país e consequentemente os recursos vão para lá. Com isso, cada prefeitura envia de 3 a 4 milhões de reais por ano para os estados do sul”, disse Rôso. O secretário afirmou que esse pode ser um projeto ainda mais amplo. “Atualmente, por exemplo, os medicamentos distribuídos pelas prefeituras são por meio de licitação, o que provoca atrasos na entrega, falta de medicamentos para pacientes, e medicamentos que vencem devido a grande quantidade comprada. Com um projeto, como esse, tudo isso poderia ser evitado. é mais ágil, mais econômico, com mais transparência e inúmeras possibilidades", falou secretário.

Cartilha – Uma cartilha produzida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) por meio do Fopemimpe, com o Sebrae e a AMM, contendo orientações para a implantação do projeto foi entregue aos gestores municipais durante o lançamento do “Auxílio-Educação”.

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing