Lançamento do 5º Prêmio ODM Brasil e 1º Prêmio ODM Minas

Atuação Social

O lançamento da 5ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil e a 1ª edição do Prêmio ODM Minas foi realizado na sede da CDL/BH nesta quinta-feira, 04 de julho. O vice-presidente de Comunicação, Marcos Innecco, representou a Entidade no evento, onde compôs a mesa principal e discursou para os convidados.

“Sabemos que a construção de um mundo melhor para todos passa também pelo efetivo engajamento do setor empresarial na busca de soluções, que possam resolver as crescentes demandas da sociedade”, expôs Innecco em seu discurso. Ele citou também ações da CDL/BH que contribuem para gerar essas soluções que a sociedade anseia, como a criação da Fundação CDL, que contribui para a melhoria da qualidade de vida de centenas de crianças e adolescentes.

O Secretário Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Wagner Caetano, representou o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, durante o evento. Já o Deputado Estadual, André Quintão, representou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Diniz Pinheiro.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM

Os ODM, como são chamados, foram definidos pela ONU durante a Cúpula do Milênio realizada em Nova Iorque no ano 2000. Trata-se de um conjunto de oito objetivos, com metas e indicadores, que devem ser cumpridos por todos os países do Sistema das Nações Unidas até 2015.

Líderes das 191 nações que integram o Sistema ONU assinaram um grande pacto civilizatório, a Declaração do Milênio, que propõe um esforço coletivo pela equidade e justiça social.

Os objetivos de Desenvolvimento do Milênio são:

– Acabar com a fome e a miséria;

– Educação básica de qualidade para todos;

– Igualdade entre sexos e valorização da mulher;

– Reduzir a mortalidade infantil;

– Melhorar a saúde das gestantes;

– Combater a AIDS, a Malária e outras doenças;

– Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;

– Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Prêmio ODM Brasil

O Prêmio ODM Brasil foi criado em 2004 pelo Governo Federal para reconhecer, valorizar e incentivar as mais importantes e criativas ações da sociedade civil e de governos municipais que ajudam o Brasil a atingir os ODM.

Outra finalidade do Prêmio é a criação de um banco de práticas bem-sucedidas que sirvam como referência de políticas públicas que podem ser implantadas em várias localidades.

O Prêmio ODM é, ainda, um fator de mobilização social que tem reunido milhares de brasileiros e de brasileiras ao longo dos seminários de divulgação nas suas quatro edições. Apenas na 4ª edição, mais de oito mil lideranças participaram da maratona de encontros realizados em todas as capitais e em algumas cidades do interior.

Quem pode participar?

Podem participar prefeituras municipais e organizações sociais como ONGs, universidades, fundações, empresas, sindicatos e movimentos sociais. As instituições e prefeituras que forem premiadas na 5ª edição do Prêmio ODM Brasil serão automaticamente premiadas na 1ª edição do Prêmio ODM Minas.

Como faço para participar?

Para concorrer, basta preencher a ficha de inscrição no site www.odmbrasil.gov.br. As inscrições são gratuitas e terminam em 2 de agosto de 2013. As instituições e prefeituras do Estado de Minas Gerais que fizerem suas inscrições no Prêmio ODM Brasil 5ª edição estarão automaticamente inscritas no Prêmio ODM Minas 1ª edição.

Como será o processo de seleção?

• Do Prêmio ODM Brasil 5ª edição

Nesta 5ª edição serão premiadas as 30 melhores práticas que atendam aos seguintes critérios: a) contribuam para o alcance dos ODMs; b) impactem positivamente a vida do público atendido; c) sejam realizadas com a participação da comunidade, a existência de parcerias e de forma intersetorial ou articulada com outras políticas e d) possuam potencial de replicabilidade. Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados e visitados pela Comissão de Seleção do Prêmio nacional. Destes, 30 serão premiados e receberão um prêmio simbólico e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODMs, em cerimônia a ser realizada em Brasília no primeiro semestre de 2014.

• Do Prêmio ODM Minas 1ª edição

O Prêmio ODM Minas 1ª edição considerará participantes do prêmio estadual todos os projetos de Minas Gerais inscritos no Prêmio ODM Brasil 5ª edição. O prêmio ODM Minas selecionará 30 práticas como finalistas, as quais serão visitadas por sua Comissão de Seleção, e delas 15 serão premiadas. Além disso, a Coordenação-Geral do Prêmio ODM Minas Gerais considerará automaticamente vencedores os projetos que tiverem sido premiados no âmbito federal.

Fonte: Governo Federal